A Organização Internacional da Francofonia (OIF) instou quarta-feira os candidatos às eleições presidenciais de domingo último a aceitar os resultados a serem proclamados pela Comissão Eleitoral Independente (CEI). Num comunicado divulgado em Abidjan o chefe da missão da OIF, o ex-primero-ministro haitiano Gerard Latortue, congratulou-se com o clima de calma, serenidade, paz e responsabilidade que prevaleceu no dia do escrutínio.
A missão da OIF sublinhou a mobilização excecional do eleitorado ivoiriense, particularmente o das mulheres e dos jovens que, segundo ela, “testemunha a tomada de consciência sobre os grandes desafios deste escrutínio”. Ela notou igualmente com satisfação a discrição observada pelas forças da ordem e segurança e saudou a vontade conjugada de todos os atores políticos para garantir o bom desenrolar deste escrutínio, que constitui uma etapa decisiva do processo de saída da crise.
A missão da OIF exortou os candidatos a aceitar os resultados das eleições normalmente proclamados pelas autoridades competentes, instando-os a utilizar as vias legais de recurso em caso de contestação.
A OIF reiterou o seu compromisso de apoiar as autoridades e as instituições ivoirienses com vista a favorecer a consolidação da paz e da democracia na Costa do Marfim, em conformidade com a Declaração de Bamako.