Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ocorrências no HCM: véspera da transição do ano 2012 é mais calma que a de 2011

O Hospital Central de Maputo (HCM) recebeu, nas últimas 24 horas, ou seja, no penúltimo dia do mês de Dezembro (30), 544 pacientes, contra 483 do mesmo período do ano passado, dos quais constam 24 casos de acidentes de viação que resultaram na morte de duas pessoas devido à gravidade das lesões contraídas. No ano transacto houve 38 sinistros.

Segundo o porta-voz daquela maior unidade sanitária na capital do país, Raúl Cossa, foram igualmente atendidas 24 pessoas que se envolveram em agressões físicas, contra 21 do mesmo período ano de 2011.

Dos 544 casos registados no HCM, 258 referem-se a doenças gerais e 128 a diferentes traumas. Na traumatologia foram assistidas 54 pessoas, 63 na pediatria, 32 na genecologia e 10 na maternidade, de acordo com Raúl Cossa.

Do grupo que deu entrada no Departamento de Genecologia consta uma criança de apenas três anos de idade que foi vítima de violação sexual.

No período em análise houve também dois casos de queimaduras e igual número de mordeduras por cães.

No concernente aos outros acidentes, isto é, aqueles cujos pacientes não sabem explica-los ou escondem as causas de sua ocorrência, de acordo com Cossa, registou-se 44 casos, contra 32 de 2011. No geral, o porta-voz considera que o período em referência foi mais calmo o anterior.

Entretanto, ele apela aos doentes que se fazem ao HCM sem motivos aplausíveis para tal, em termos do seu estado de saúde, para que recorram aos centros e postos de saúde mais próximos das suas áreas residenciais como forma de permitir que a maior unidade hospitalar de Maputo e do país atenda a casos mais greves e de emergência.

O apelo, segundo explicou, surge da constatação, com tendência crescente, de doentes que deixam os hospitais mais próximos dos seus bairros e preferem ser atendidos no HCM.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!