Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

OBITUÁRIO: Hans Beck (1929 – 2009) – 79 anos

OBITUÁRIO: Hans Beck (1929 - 2009) – 79 anos

O criador dos bonecos articulados Playmobil, Hans Beck, faleceu na passada sexta-feira, dia 30 de Janeiro, vítima de doença prolongada na sua casa nas margens do lago Constança, na fronteira entre a Suíça, a Alemanha e a Áustria, anunciou a Geobra-Brandstätter, a empresa alemã que fabrica os brinquedos. Hans Beck contava 79 anos.

O desenhador industrial escreveu uma “importante página na história dos brinquedos” com o desenvolvimento dos versáteis bonecos de plástico que chegaram aos quartos infantis dos quatro cantos do mundo”, destacou a empresa no comunicado. O primeiro Playmobil, boneco de plástico de 7,5 centímetros de altura, foi comercializado em 1974 e a invenção de Hans permitiu à empresa vender cerca de 2,2 biliões de bonecos, desde o início da produção até hoje.

Nascido em 1929, no estado alemão de Turingia (centro do país), Beck fez os seus estudos na cidade de Zirndorf, onde aprendeu o ofício de carpinteiro especializando-se na produção de brinquedos, principalmente automóveis e aviões. Hans iniciou o seu percurso profissional na Geobra em 1958, concentrando-se inicialmente em maquetas de aviões, maquinaria e veículos industriais. Treze anos depois, foi transferido para o departamento da loja de brinquedos, com a incumbência de desenvolver uma nova gama de produtos para crianças, desde automóveis a modelos humanos. A criação do Playmobil surge no auge da crise do petróleo no início dos anos ‘70. A Hans, devido ao preço proibitivo que o plástico atingiu, a empresa pediu que concebesse um boneco pequeno, que utilizasse pouca matéria-prima mas que conservasse a expressividade. Foi assim que surgiu o primeiro Playmobil. O primeiro boneco media 7,5 centímetros, era facilmente manejável por uma mão infantil e movimentava braços e pernas. As figuras originais eram um cavaleiro, um operário da construção civil e um índio americano. Mas rapidamente, o império dos brinquedos criou outras figuras como bombeiros, enfermeiras, ladrões de jóias, egiptólogos, prisioneiros, polícias, pessoal de segurança de aeroporto, etc. Lançados inicialmente para uma clientela infantil (até aos 4 anos), rapidamente deixaram de ser um produto exclusivamente infantil conquistando coleccionadores em todo o mundo. A Geobra-Brandstätter emprega actualmente 3 mil pessoas e exporta os seus bonecos para 70 países do mundo.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!