Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Obama vai reunir-se com o Dalai Lama, apesar da ira de Pequim

O presidente Barack Obama vai se encontrar com o Dalai Lama, anunciou esta terça-feira um porta-voz da Casa Branca, num momento em que as relações entre Pequim e Washington passam por sérias tensões.

“O presidente disse aos dirigentes chineses na viagem que fez a Pequim no ano passado que se encontraria com o Dalai Lama, e é o que pretende fazer”, disse o porta-voz, Bill Burton, durante uma visita de Obama a Nashua, no estado de New Hampshire (nordeste dos EUA).

“O Dalai Lama é uma figura religiosa e cultural respeitada no mundo inteiro, por isso o presidente vai se reunir com ele”, indicou Burton, algumas horas depois de a China ter advertido os Estados Unidos sobre as consequências desse encontro, considerando que “minaria seriamente” as relações entre os dois países. “Para ser claro, os Estados Unidos consideram que o Tibete faz parte da China. Estamos preocupados, no âmbito dos Direitos Humanos, com a forma como os tibetanos são tratados. Exortamos o governo chinês a proteger as tradições culturais e religiosas únicas do Tibete”, acrescentou Burton.

O Dalai Lama, líder espiritual tibetano no exílio, é aguardado nos Estados Unidos em fevereiro. Ele deve realizar uma leitura pública em Los Angeles no dia 21 de fevereiro. “Como o presidente disse, esperamos que nossas relações com a China estejam suficientemente fortes para que possamos trabalhar sobre questões de interesse mútuo, como o clima, a economia mundial e a não-proliferação (nuclear), e discutir francamente e sem pensamentos atrasados problemas sobre os quais não estamos de acordo”, ressaltou o porta-voz, afirmando que “o presidente está comprometido em construir uma relação positiva, completa e cooperativa com a China”.

Uma reunião entre Obama e o Dalai Lama pode comprometer ainda mais as relações entre Pequim e Washington, que já atravessam um momento delicado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!