Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Obama inicia último dia de visita a China com encontro com Jiabao

O presidente americano, Barack Obama, iniciou na quarta-feira o último dia de sua visita a China com uma reunião com o primeiro-ministro Wen Jiaobao, centrada nos temas económicos.

O encontro teve início no meio da tarde, informou a agência oficial Nova China. Os dois se reuniram em Diaoyutai, local onde são recebidos os convidados oficiais estrangeiros. Obama tinha um almoço programado com Jiabao, antes de visitar a Muralha da China.

As discussões em pauta envolvem sobretudo temas comerciais bilaterais. Os dois governantes também podem abordar a questão nuclear norte-coreana, pouco mais de um mês depois de Kim Jong-Il informar a Wen Jiabao a disposição de retornar à mesa de negociações, desde que os Estados Unidos aceitem antes reuniões bilaterais.

Os encontros oficiais do presidente americano, que na terça-feira se reuniu com o colega Hu Jintao, resultaram até o momento em poucos acordos concretos e em nenhum passo adiante aparente nas divergências entre os dois países, em especial nos aspectos comerciais e na desvalorização do yuan.

Ao fim do encontro, os dois se limitaram a repetir a oposição ao protecionismo. Sobre a desvalorização do yuan, objecto de grandes disputas entre China e Estados Unidos, Obama lembrou apenas declarações passadas da China favoráveis a um sistema cambial mais voltado para o mercado, a longo prazo.

Os assessores destacam que o presidente americano tenta construir uma relação sólida a longo prazo.

Barack Obama, que desembarcou na noite de domingo em Xangai, viajará ainda na quarta-feira para a Coreia do Sul, última etapa de uma visita a quatro países asiáticos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!