O tufão Nepartak fez 69 mortos e seis desaparecidos no leste da China, onde se teve de evacuar mais de meio milhão de pessoas, segundo os últimos dados divulgados hoje pelo governo provincial.
Nepartak, o primeiro tufão da temporada, chegou à província oriental de Fujian no sábado passado e inundou seis cidades desta região, destruiu 8.300 casas e 19.510 de hectares de cultivos, e forçou a mudança de 506.700 pessoas, informou “Xinhua”.
As autoridades calculam que o tufão causou perdas económicas de mais de 10 bilhões de iuanes (cerca de 1.500 milhões de dólares) e forçou suspender a produção em 233 fábricas.
Também obrigou a cancelar 400 voos e 300 viagens de comboio de alta velocidade, e provocou o corte eléctrico e de fornecimento de água em, pelo menos, dois condados da província, Minqing e Yongtai.
Em Minqing foi onde se registou a maioria das mortes, 60 do total. O tufão chegou à costa oriental chinesa após a sua passagem pela ilha de Taiwan, onde morreram três pessoas, segundo os últimos dados divulgados.