Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral confirma vitória do candidato do MDM em Quelimane

O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) confirmou, Quinta-feira, que o candidato do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Manuel de Araújo, venceu as eleições intercalares no Município de Quelimane, na província central da Zambézia, elevando para duas as autarquias dirigidas por esta nova força política.

Em 2008, o MDM e o seu candidato a edil venceu as eleições autárquicas no Municipio da Beira, também no Centro do país. O MDM é o segundo maior partido da oposição com assento no parlamento, a Assembleia da República (AR).

A Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, liderado por Afonso Dhlakama, não concorreu às intercalares realizadas em três municípios, nomeadamente Cuamba, Pemba e Quelimane, os primeiros dois no Norte do país, por renúncia dos anteriores presidentes, nomadamente Maximiliano Maloa, Sadique Yacub e Pio Matos, todos da Frelimo, partido no poder.

Segundo os dados de apuramento provisório, Manuel de Araújo arrecadou 22.644 de um total de 36.356 votos válidos, o que representa 62,28 por cento.

O seu adversário, o candidato da Frelimo, partido no poder em Moçambique, Lourenço Abu Bacar Bico, conseguiu um total de 13.712 votos, equivalente a 37.72 por cento.

Na autarquia de Quelimane foram inscritos 134.545 eleitores, dos quais votaram 37.614, o mesmo que 27,96 por cento. Estes dados representam uma percentagem de 72.04 por cento de abstenções. Com efeito, 96.931 eleitores não foram às urnas.

Se em Quelimane o vencedor foi o candidato da oposição, o mesmo não se pode dizer dos municípios de Cuamba, na província do Niassa, e Pemba, em Cabo Delgado, onde se manteve a hegemonia da Frelimo.

De acordo com os dados de apuramento provisório divulgados pelo STAE, na voz do respectivo Director-Geral, Felisberto Naife, o candidato da Frelimo em Cuamba, Vicente Lourenço, venceu as intercalares com um total de 4.095 votos, representando 63 por cento dos 6.411 votos válidos.

Por sua vez, Maria Moreno, do MDM, obteve 2.316 votos, corresponde a 36,13 por cento. Nesta autarquia, a percentagem de abstenções atingiu 85,40 por cento, pois, dos 45.898 eleitores inscritos, apenas votaram 6.699 eleitores (14,60 por cento).

Tal como em Cuamba, o candidato da Frelimo no Município de Pemba, Tagir Assimo Carimo, conseguiu uma vitória confortável de 88,93 por cento, ao arrecadar 13.571 votos dos 15.260 votos válidos.

Os outros dois candidatos, nomeadamente Assimo Tique, do MDM, e Emiliano Moçambique, do partido PAHUMO, uma pequena formação política sem assento no parlamento, não foram para além de 9.62 e 1,45 por cento, respectivamente. Tique obteve 1.468 votos, enquanto Moçambique conseguiu apenas 221 votos.

Neste Município, o número de eleitores inscritos foi de 88.011, tendo votado 16.017 eleitores (18.20 por cento) e as abstenções situaram-se em 81.80 por cento, pois 71.994 eleitores não se fizeram às urnas.

Falando à imprensa momentos depois de divulgar os dados de apuramento provisório, o Director-Geral do STAE manifestou a sua preocupação pelo elevado número de abstenções em todos os municípios.

Neste contexto, Naife disse ser um trabalho que merece uma reflexão e um trabalho continuado na sensibilização dos eleitores. Em cada um dos municípios, o número de votos nulos e de brancos não ultrapassou os três por cento.

Segundo Naife, ainda Quinta-feira, seriam anunciados os resultados de apuramento intercalar pelas Comissões Distritais de Eleições de Cuamba, Pemba e Quelimane. Os resultados definitivos deverão ser anunciados segunda ou terça-feira da próxima semana, depois da operação de requalificação dos votos nulos, segundo rege a lei.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!