Desportivo e Maxaquene protagonizam hoje, apartir das 15 horas, no relvado dos tricolores o primeiro derby do Moçambola 2010. Ainda esta tarde, na cidade da Beira o Ferrovário de Pemba vai jogar com o seu homónimo local. Amanhã jogam-se as restantes três partidas sendo que esta jornada, tal como a primeira, ficará incompleta devido aos jogos das afrotaças do Ferroviário de Maputo e Costa do Sol.
O derbi entre vizinhos, para além da rivalidade entre os clubes, terá o atrativo de nesta partida poder estreiar-se o antigo capitão do alvi-negros e da seleção nacional Tico Tico, que esta semana regressou ao seu clube de coração. Recorde-se que na jornada inaugural, os pupilos de Akil Marcelino foram a Nampula empatar 0-0 com FC Lichinga, enquanto o Maxaquene derrotou o Ferroviário de Pemba por 1-0.
O Ferroviário de Pemba, que ainda não pode actuar no seu terreno, mesmo como anfitrião prefere ir jogar em casa do adversário o Ferroviário da Beira. Assim, esta tarde no Chiveve, os “locomotivas” da capital de Cabo Delgado serão anfitriões do embate com o Ferroviário da Beira. Depois daquilo que apresentaram diante do Matchedje, os beirenses estarão em melhores condições de chegar ao triunfo, embora seja importante referir que os pembenses, perante o grande Maxaquene, não se deixaram atemorizar.
Amanhã no campo do Maxaquene o Matchedje recebe a Liga Muçulmana, enquanto em Vilankulos o HCB de Songo, que venceu o Costa do Sol na primeira jornada, apadrinha a inauguração do Estádio Municipal de Vilankulo para este Moçambola, defrontando Vilankulo FC, que foi goleado pelo campeão Nacional na terça-feira passada.
Na Beira, no relvado do Ferroviário da Manga, o estreante Sporting defronta o FC Lichinga num jogo onde os “leões” do Chiveve, galvanizados pelo seu público, poderão dar o ar da sua graça frente ao sempre imprevisível representante de Lichinga.