O Ministério da Saúde (MISAU) anunciou nesta quarta-feira (17) o diagnóstico de mais 13 moçambicanos infectados pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo e nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Maputo. Contudo as autoridades de saúde escondem a origem dos novos casos importados para Moçambique.
Por Adérito Caldeira
Passaram a ser 198 os casos positivos da covid-19 na Província de Cabo Delgado com o diagnóstico de mais um infectado na Cidade de Pemba, contacto de um caso positivo.
Na Província de Nampula subiu para 212 o cumulativo com a identificação de seis novos pacientes na Cidade de Nampula e outros dois no Distrito de Mogovolas, sete dos novos casos resultaram do rastreio de contactos de casos positivos e um foi detectado na vigilância em uma unidade sanitária.
O cumulativo de casos positivos na Província de Maputo ascendeu a 64 com o diagnóstico de dois novos infectados na Cidade da Matola e outro no Distrito da Marracuene. Dois casos são contactos de casos positivos e um foi detectado pela vigilância numa unidade sanitária.
Na capital moçambicana o cumulativo aumentou para 98 com a identificação de mais um casos positivo pela vigilância numa unidade sanitária da Cidade de Maputo.
A Directora Nacional de Saúde Pública não revelou de onde é proveniente o caso importado detectado nesta quarta-feira tal como não havia indicado a proveniência do caso importado anunciado na terça-feira.
De acordo com a Dra. Rosa Marlene sete dos pacientes diagnosticados são do sexo masculino e seis do sexo feminino, todos estão em isolamento domiciliar. Um está na faixa etária de 55-64 anos, outro na faixa etária de 45-54 anos, um outro na faixa etária de 45-54 anos, dois casos estão na faixa etária de 35-44 anos, seis casos estão na faixa de 25-34 anos, dois são adolescentes e jovens na faixa etária de 15-24 anos e um dos novos casos positivos é uma criança nas faixa dos 5-14 anos de idade.
Moçambique registou mais nove pacientes totalmente recuperados da covid-19 porém passou a ter oito internados, quatro na Província de Nampula, três na Cidade de Maputo e um na Província de Sofala. Um dos indivíduos internados está nos cuidados intensivos na Cidade de Nampula.