Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novo governador de Sofala avisa que não traz nenhuma solução especial

O novo Governador de Sofala, Maurício Vieira, afirmou, na segunda-feira, na Cidade da Beira que não traz nenhuma solução especial na sua governação à província. Enfatizou, afirmando que “não trago nenhuma varinha mágica”, numa implícita alusão para a solução dos problemas locais.

“Aquele que ficar a espera disso estará a enganar-se e a perder seu rico tempo” – advertiu Maurício Vieira, falando na primeira sessão extraordinária do Governo Provincial de Sofala dirigida conjuntamente por si, o governa dor cessante, Alberto Vaquina, e o mandatário do Presidente da República à cerimónia de transmissão de poderes, o Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia. Refira-se que a sessão foi alargada aos administradores distritais e responsáveis de algumas instituições tuteladas pelo Estado e durou menos de meia hora, tendo basicamente servido para apresentação do colectivo.

O novo dirigente da Província explicou que vêem dar continuidade ao trabalho iniciado pelo seu antecessor, assente no programa de governação da Frelimo. Tranquilizou os directores provinciais que não vêem para tirar emprego de ninguém, solicitando-lhes máxima colaboração. Maurício Vieira disse que pretende uma governação de camaradagem e dialogante, a altura de dar resposta as solicitações do público.

“Só assim poderemonos sentir importantes e a população satisfeita com o nosso trabalho”. Por outro lado, Vieira exortou aos directores provinciais à participarem activamente nas actividades do partido que os escolheu. Explicou que “se andarmos com justificações de ocupação ou falta de tempo estaremos a nos desviar da agenda da Frelimo, e no final do mandato não teremos conseguido satisfazer o programa do partido”.

Enfatizou que o programa de governação em curso pertence a Frelimo, para justificar a necessidade de se dar importância as actividades do partido. Maurício Vieira, entretanto, assumiu na segunda-feira de manhã a direcção dos destinos da Província de Sofala, numa cerimónia pública tida lugar no largo do edifício dos CFM, na Cidade da Beira. Vieira que vêem transferido do cargo de Governador da Província de Manica, é natural do Distrito de Inharime, Província de Inhambane.

Na sua vida profissional desempenhou funções em diferentes áreas, sendo de destacar, além da do Governador de Manica, a de Presidente do Conselho Municipal de Inhambane, Deputado da Assembleia da República, Secretário do Comité Central do Partido Frelimo para Assuntos Parlamentares e Autárquicos e ainda Primeiro Secretário do Comité Provincial de Inhambane. Intervindo na cerimónia de transmissão de poderes e apresentação pública do novo Governador de Sofala, o mandatário do Presidente da República, Aiuba Cuereneia, considerou aquele momento de bastante júbilo, de festa e de alegria para esta Província.

“Neste momento solene de apresentação pública do novo timoneiro da Província de Sofala, permitamnos enaltecer os esforços e o empenho do governador cessante, Dr. Alberto Clementino Vaquina, que esteve em frente dos destinos do Governo desta Província durante o período de 2005 a 2009”. Fruto dos esforços e empenho do governador cessante, Cuereneia destacou a atracção de investimentos para as áreas de produção agrícola e de transportes ferroviários, com acento tónico da produção açucareira e a construção da Linha Férrea de Sena – importante infra-estrutura para o transporte do carvão e de outros produtos da região do Vale do Zambeze.

Paralelamente, destacou a reactivação da operação do Parque Nacional da Gorongosa e o respectivo repovoamento animal, tornando a Província de Sofala um importante destino turístico nacional; a intervenção de adequação do Porto da Beira para servir de posto de trânsito de carvão produzido na Província de Tete; a expansão da capacidade de captação, distribuição e abastecimento de água nos distritos da Província de Sofala e na Cidade da Beira em particular; a reabilitação de estradas e obras de protecção costeira; entrada em funcionamento da fibra óptica, infra-estrutura de capital importância para a transmissão de dados, imãgem e som, bem como da expansão da rede de comunicações para todos os distritos da Província.

Referiu-se ainda ao aumento do número de instituições que leccionam o ensino superior na província; a expansão da rede hoteleira; o aumento da rede de transporte e distribuição de energia eléctrica aos distritos; e o aumento da frota de transporte público urbano. “As realizações que acabamos de nos referir espelham o valioso contributo da Província de Sofala para o Desenvolvimento integrado do nosso Pais” – assinalou Aiuba Cuereneia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!