Cerca de 250 refugiados oriundos da República Demócratica do Congo (RDC) chegaram ao Ruanda, Terça-feira última (18), na sequência de um recrudescimento da violência em várias cidades do leste do país, soube a PANA de fonte oficial em Kigali.
Exprimindo-se numa entrevista telefónica à PANA, o prefeito do distrito de Kigali, Rubavu Sheikh Hassan Bahame, confirmou a entrada de pelo menos 250 refugiados congoleses no Ruanda nestas últimas 24 horas.
“Eles foram assistidos pelas autoridades administrativas locais em colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) antes de serem orientados para um campo de trânsito circundante”, explicou o responsável.
Este novo fluxo maciço dos refugiados congoleses no Ruanda aconteceu alguns dias após a retomada das hostilidades que opõem diferentes grupos armados, nomeadamente a milícia Mai Mai e o movimento rebelde ruandês das Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda (FDLR) baseado na província de Kivu-Norte, no leste da RDC.