Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novo fenómeno de criança de rua

A s autoridades municipais da cidade Nampula lançaram um alerta contra o surgimento de um novo fenómeno dos chamados meninos de rua que se caracteriza pela presença, em grande número, de petizes nas artérias da urbe e que se dedicam à venda ou comercialização de produtos de origem diversa, com particular destaque para os de consumo imediato, tais como banana produzida pela multinacional Matanuska, pastéis de feijão, vulgo badjhia, amendoim cozido e fresco, uma situação que os força a abandonarem os estudos escolares.

Falando por ocasião das comemorações do dia Internacional da Criança, que se assinalou a 1 de Junho, o presidente do município da cidade de Nampula, Castro Namuaca, disse que urge travar este novo fenómeno que está a ganhar contornos alarmantes na urbe, desencorajando os pais e encarregados de educação das crianças a deixarem os petizes a irem a escola.

As crianças constituem o futuro deste país, daí se torna necessário e imperioso juntarmos esforços para fazer cumprir com os seus direitos, um dos quais e importantes é de irem à escola.

O que estamos assistir na nossa cidade não ajuda em nada o desenvolvimento da criança porque, se no nosso lar enfrentamos dificuldades, não será ela a resolvê-las, apelou o edil de Nampula.

Aliás, durante a cerimónia de deposição de coroa de flores no monumento aos heróis, foi notório que, ao dirigiremse ao local para participarem daquele momento histórico, dezenas de crianças levavam consigo alguns produtos para venda.

Por seu turno, em mensagem apresentada pelo Organização Continuadores de Moçambique, as crianças apelaram aos adultos para respeitem os seus direitos mais sublimes, como a vida, educação, saúde e eliminarem a violência, sublinhando que Moçambique seria mais feliz, sem violência contra criança. Stop violência, parafraseando o lema das comemorações deste ano.

As festividades do 1 de Junho, Dia Internacional da Criança em Nampula, incluiu, ainda, a realização duma feira de livro infantil, para além de actividades desportivas, culturais e de confraternização que tiveram lugar em diversas escolas e centros infantis.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!