Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novo cônsul-geral de Moçambique em Macau foi expulso de Portugal quando trabalhava para o SNASP

O diplomata escolhido por Moçambique para abrir um consulado-geral em Macau este ano trabalhava para o SNASP, antiga polícia secreta nacional, e chegou a expulso de Portugal em 1989 por presumível ligação ao caso do assassinato do ex-secretário-geral da Renamo, episódio que diz hoje “pertencer ao passado”.

“Escuso-me a comentar. Isso foi uma coisa do passado. Estou aqui no contexto das relações entre Moçambique e China”, afirmou Rafael Custódio Marques em declarações à Lusa.

Segundo o jornal Savana, citando notícias da altura, a imprensa internacional recorda que as autoridades portuguesas pediram ao Estado moçambicano que retirasse imunidade ao diplomata Rafael Custódio Marques(um agente do SNASP, hoje SISE, a trabalhar na embaixada de Lisboa), para o ouvir em conexão com o assassinato de Evo Fernandes. Maputo recusou “despir” Marques e Lisboa viu-se forçado a expulsá-lo, declarando-o “persona non grata”, o mesmo que “cidadão indesejável”, numa tradução livre do jargão da diplomacia.

Segundo o semanário, Alexandre Chagas, assassino confesso de Fernandes, condenado a 18 anos de prisão, disse em tribunal que a “execução” do antigo secretário-geral da Renamo fora “encomendado pelo SNASP.  O governo de Moçambique acreditava na altura que se eliminasse o que denominava de “facção portuguesa” da Renamo conseguia decapitar o movimento.

O anúncio de que Rafael Custódio Marques vai ser cônsul-geral de Moçambique em Macau foi feito na segunda-feira pelo próprio à agência Lusa, tendo o diplomata explicado que o objetivo é “estreitar relações de cooperação e empresariais”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!