No quadro dos esforços tendentes a descongestionar os dois cemitérios municipais ( velho e novo) que se apresentam superlotados e, portanto, sem espaço para mais sepulturas, o Conselho Municipal de Nampula projecta, para o próximo mês de Junho, o inicio de construção de um novo cemitério.
O futuro cemitério, cujo investimento não nos foi revelado será construído na zona de Natikiri, próximo do local onde está a ser construída a nova fábrica de cervejas. De acordo com Maria Josefina, directora dos Serviços Urbanos, disse que decorrem, neste momento, trabalhos de vedação do referido local destinado à realização de funerais.
A directora dos Serviços Urbanos não precisou a dimensão da área a ser ocupada na construção do cemitério, mas garantiu que será maior em relação ao de Mutauanha, que está a ser utilizado actualmente. Refira-se que devido à superlotação dos dois cemitérios municipais , algumas sepulturas são efectuadas em cemitérios comunitários, cujas condições, entretanto, enfermam de muitas deficiências, para além de não possuírem qualquer tipo de vedação e servirem de esconderijos de marginais.
Entretanto, na intenção de corrigir esta situação, a edilidade iniciou no ano passado a vedação dos cemitérios comunitários de Namutequeliua e Kotocuane.