Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novo aeroporto internacional para Vilankulo

O Ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, lançou última Segunda-feira a primeira pedra para a construção de um novo e moderno aeroporto internacional em Vilankulo, na província de Inhambane, Sul do país, um investimento orçado em nove milhões de dólares norte-americanos.

Vilankulo é um dos principais pontos de entrada de turistas estrangeiros que visitam as praias e ilhas de Inhambane. O arquipélago de Bazaruto, na costa de Inhambane, é um santuário de vida marinha, lar de raros mamíferos marinhos como o peixe-boi, e três espécies de ninhos de tartarugas nas praias. O empreiteiro é a “Anhui Foreign Economic Construction Company (AFECC)” de origem chinesa, o mesmo que está reabilitando o Aeroporto Internacional de Maputo, na capital do pais.

A Directora do Aeroporto de Vilankulo, Ercilia Mucavele, disse ao ‘Notícias’ que o novo aeroporto terá salas de embarque separadas para voos domésticos e internacionais, e uma sala VIP. Ao mesmo tempo, segundo a fonte, o aeroporto está actualizando seus sistemas de controlo aéreo e aquisição de novos equipamentos de “Actualmente, enfrentamos problemas, pois ambos os voos domésticos e internacionais são tratados no mesmo salão e não temos nenhuma área separada para a movimentação de carga”, disse Mucavele.

Por seu turno, Manuel Chaves, Director de Gestão, Tráfego Aéreo e Aeroportos, disse que a capacidade de Vilankulo vai passar dos actuais 75 mil para cerca de 200 mil passageiros por ano. O actual aeroporto tem uma extensão de 480 metros quadrados e é “extremamente apertado”.

O novo ocupará 3.700 metros quadrados. De lembrar que o Aeródromo de Vilankulo foi construído nos anos 50 para uma capacidade de atendimento de 60 mil passageiros por ano, tendo passado para os actuais 75 mil na década de noventa, com a reabertura do tráfego internacional.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts