Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nove pessoas detidas por venda e consumo de drogas em Maputo e Nampula

Nove pessoas, duas das quais na capital moçambicana e sete na cidade de Nampula, encontram-se privadas de liberdade, desde a semana passada, acusadas de venda e consumo de suruma e heroína.

Os sete indivíduos presos me Nampula, no bairro de Natikiri, confessaram o crime de que são indiciados. Zacarias Nacute, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) naquele ponto do país, não precisou quantos quilogramas foram confiscados, mas falou de quantidades consideráveis.

Um dos integrantes da quadrilha, por sinal jovem, defendeu que fuma suruma para aguentar a exposição ao sol sem sentir dor e obter energias para convencer os seus clientes a comprarem o produto que vende.

“Sou um vendedor ambulante de telefones. Fumo para suportar o sol e acho que quando vou à rua consigo convencer os clientes com as minhas palavras (…)”, declarou o jovem, alegando que uma pessoa sob o efeito de drogas tem poder de persuasão.

“Eu vendo mesmo suruma, em casa”, reconheceu um outro cidadão adulto, preso pela Polícia na sua residência. Segundo ele, os seus fornecedores adquirem a droga em Cuamba, na província do Niassa, e em Cabo Delgado.

Ele enveredou por esta prática porque “sou uma pessoa desempregada, não tenho nada para fazer. Percebi que vendendo suruma posso comprar caneta, lápis e cadernos para os meus filhos para puderem estudar”. Os outros acusados acrescentaram que também fumam drogas para ganhar força no trabalho que fazem, até porque assim exige.

Enquanto isso, na capital moçambicana, um outro adulto, dependente de estupefacientes, foi detido por consumo de heroína. Ele disse que fuma heroína há mais de seis anos e não consegue abandonar voluntariamente o vício, que o faz gastar levadas somas de dinheiro. O outro cidadão, também preso, é acusado de venda do mesmo tipo de droga.

Refira-se que vários estudos indicam que fumar suruma por mais de seis anos pode causar erros no funcionamento e na estrutura do cérebro, dependendo da idade em que a pessoa começa o consumo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!