Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novas tecnologias na produção de estatísticas

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a apostar em novas tecnologias para realizar suas pesquisas de forma a conferir maior qualidade ao seu trabalho. O Chefe do Departamento de Estudos Demográficos do INE, Xadreque Muanze, disse esta segunda-feira, em Maputo, que a utilização das novas tecnologias iniciou com o ‘GPS’ durante a realização do Inquérito Demográfico e de Saúde (IDS) 2003.

Neste momento, o INE, para realizar o IDS 2011, está a recorrer a computadores portáteis para a inserção de dados no terreno pelos inquiridores. O interlocutor explicou a AIM, a margem duma formação de jornalistas sobre matérias ligadas à estatística, que o GPS é utilizado para facilitar a localização dos agregados pelo país. “Estamos a utilizar o GPS desde o IDS de 2003. Fizemos uma listagem dos agregados familiares e atribuímos um número único. O grau de exactidão da localização é alto com a utilização das novas tecnologias e a margem de erro é de apenas três a cinco metros quadrados”, disse a fonte.

O computador portátil que esta a ser utilizado no âmbito do IDS 2011, visa melhorar o processo de recolha e tratamento dos dados. “O inqueridor não precisa esperar chegar a Maputo para inserir os dados, a partir do terreno ele pode fazer isso. Estas novas tecnologias ajudam a reduzir as omissões”, disse a mesma fonte.

Sobre o estágio da realização do IDS, Xadreque disse que o trabalho já abrangeu mais de metade do universo pretendido e até Novembro o mesmo estará concluído. O INE produz as estatísticas nacionais a todos os níveis através da realização de inquéritos, censos, entre outros estudos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!