Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novas ligações de água beneficiam população urbana de baixa renda

Até ao final do ano em curso, mais de seis mil novas ligações vão beneficiar de água canalizada a um universo de cerca de setenta mil pessoas residentes nas cidades de Nampula, Nacalaporto, Angoche e Ilha de Moçambique, no âmbito do programa do governo de Nampula, de aumento de acesso daquele líquido vital às populações urbanas de baixa renda.

Para isso, o executivo de Nampula incumbiu ao Fundo de Investimento e Património de Água (FIPAG) a responsabilidade de providenciar um total de 6.150 novas ligações, sendo 3.500 para a cidade de Nampula, 1.500 para Nacala-porto, 1.000 para Angoche e as restantes 150 para o município da Ilha de Moçambique.

Segundo deu a conhecer Páscoa de Azevedo, directora de educação e portavoz da VIII sessão ordinária do governo de Nampula, que ontem teve lugar na cidade capital provincial, para o alcance desta meta, o plano económico-social recomenda a reabilitação, manutenção e gestão da rede hidroclimatológica das estações hidrométricas da barragem de Nairuco e Messica, nas cidades de Nampula e Nacala, respectivamente, e dos distritos de Nacala-a-velha, Liupo e Mogovolas, entre outras, em número de seis.

Para o caso especifico das cidades de Nampula e Nacala-porto, dados disponíveis indicam que a albufeira da primeira urbe tem uma capacidade de encaixe de 4 milhões de metros cúbicos, para um abastecimento ininterrupto de 20 mil metros cúbicos/hora, enquanto a de cidade de Nacala-porto tem a capacidade de fornecer 360 metros cúbicos água/hora.

Observe-se que cada metro cúbico equivale a mil litros de água. Segundo apuramos, a convicção do cumprimento das metas acima referidas, de cerca de 6.150 novas ligações para este ano, baseia-se no facto de o sistema da cidade de Nampula ter beneficiado recentemente de obras de reabilitação, num projecto que contou com um crédito conseguido pelo governo junto do Banco Mundial, na ordem de 64 biliões de meticais.

O programa contemplou a construção de novos tanques de água de mistura rápida e respectiva filtração, fornecimento e montagem de 4 novos grupos de bombagem na estação de tratamento, construção de uma nova conduta, entre outras acções.

De referir que, no âmbito do programa Millennium Challange Acount (MCA), estes dois sistemas de abastecimento de água, o da cidade de Nampula e Nacala-porto, serão igualmente abrangidos, em empreitadas que consumirão 57 milhões de dólares norte- americanos.

As obras da barragem de Nacala enquadram-se nos esforços do executivo para a melhoria de alguns serviços sociais, destacadamente água e electricidade, para Nacala-porto e regiões adjacentes, no âmbito do programa da sua transformação em Zona Económica Especial.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!