Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nova Zelândia, Nigéria e Camarões apuradas para o Mundial de Futebol

Nova Zelândia, Nigéria e Camarões classificaram-se este sábado para a Copa do Mundo da África do Sul, enquanto Egito e Argélia farão uma partida de desempate para decidir quem vai ao Mundial de 2010.

Com um golo de Rory Fallon pouco antes do intervalo (44) em Wellington e a boa atuação do goleiro Mark Paston, a Nova Zelândia derrotou o Bahrein por 1 a 0 na partida de volta da repescagem e após o empate por 0 a 0 no jogo de ida, obteve a classificação. “Estamos de volta. África do Sul, vamos com tudo!”, disse, eufórico, o técnico neozelandês Ricki Herbert, elogiando o trabalho de Paston. Esta é a segunda vez na história que a Nova Zelândia se classifica para a Copa, depois da Espanha-82.

A Nigéria classificou-se graças à vitória sobre o Quênia, por 3 a 2, e também pela derrota da Tunísia para Moçambique (1-0), na outro partida do grupo B da última jornada da Zona Africana. Obafemi Martins, autor de dois golos (62 e 83) contra o Quênia, foi o herói da classificação.

“Jogamos uma grande partida, explosiva, e lutamos muito para vencer, porque começamos com o placar adverso de 1 a 0”, disse o entusiasmado técnico nigeriano Amodu Shaibu. Nigéria disputará sua quarta Copa do Mundo, após 1994, 1998 e 2002. Seu melhor resultado ocorreu em 1994 e 1998, quando chegou às oitavas-de-final, onde perdeu para Itália e Dinamarca, respectivamente.

Camarões obteve a classificação ao bater o Marrocos por 2 a 0, em Fez, com golos de Achille Webo, aos 18 minutos, e Samuel Eto’o, aos 52. Os Leões Indomáveis chegam assim a sua sexta Copa do Mundo, após 1982, 1990, 1994, 1998 e 2002.

A sua melhor participação ocorreu em 1990, quando avançaram às quartas-de-final, sendo derrotados pela Inglaterra na prorrogação (3-2).

No Cairo, Egipto e Argélia disputavam outra vaga, mas ao final de um jogo dramático, as duas seleções terminaram empatadas em pontos e saldo de golos, e farão uma partida extra para decidir quem vai ao Mundial. As duas selecções terminaram com 13 pontos e saldo de 5 golos, e o jogo de desempate está programado para a próxima quarta-feira, em Cartum.

No jogo de sábado, Emad Moteab marcou o segundo gol do Egito aos 90+6 minutos, quando os argelinos já comemoravam a classificação. Amr Zaki havia aberto o placar no segundo minuto da partida.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!