Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nova escola secundária para Murrupula

O distrito de Murrupula vai contar, nos próximos tempos, com uma nova escola secundária cujas obras de construção de raiz e de baixo custo, consideradas pelas autoridades governamentais locais como de alta qualidade, estão praticamente concluídas, facto que satisfaz o sector de educação naquele ponto do país, porquanto a sua entrada em funcionamento fará com que os alunos estudem em condições adequadas.

O referido estabelecimento cuja construção estava prevista que durasse um ano, foi feita num período de 9 meses, comporta três grandes pavilhões, um bloco administrativo e 16 salas de aulas.

E será equipada de de um laboratório, um centro de informática e outros serviços considerados importantes para o bom funcionamento do processo de ensino e aprendizagem.

Segundo informações da respectiva direcção, no estabelecimento de ensino em alusão, para além de dispor, também, de casas destinadas aos professores, deverá ser introduzido um curso nocturno, aproveitando-se a energia da HCB, afim de permitir que trabalhadores de vários sectores de actividades e outros interessados possam aumentar os seus conhecimentos. Saliente-se que, até ao momento, a escola já inscreveu mais de 3 mil alunos.

O governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, que realizou uma visita de trabalho recentemente àquele distrito, mostrou-se satisfeito com o ritmo com que decorrem as obras de construção da nova escola secundária de Murrupula bem assim a qualidade das mesmas.

Esta obra ajuda-nos, também, a enriquecer o nosso conceito nesta área de construção, porque está a ser bem utilizada uma tecnologia barata mas que permite que a obra seja de grande qualidade, como vimos.

É uma experiência que poderia ser aproveitada noutros pontos da província na construção de casas e outras infra-estruturas, disse Felismino Tocoli.

Porém, para aquele governante, o bom aproveitamento daquela experiência passa também pela seriedade e, sobretudo, honestidade dos empreiteiros a quem são adjudicadas as importantes obras de construção e/ou reabilitação de infra-estruturas sociais e económicas na província de Nampula.

Outras informações daquele distrito referem que já foi concluída a primeira fase de reabilitação das instalações onde funcionará o Instituto de Formação de Professores Primários de Murrupula, estando agora em curso os trabalhos referentes à segunda fase. Recorde-se que as referidas instalações foram destruídas durante a guerra de dezasseis anos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!