Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nova descoberta de gás natural na bacia do Rovuma

Uma nova descoberta de gás natural em “offshore” da Bacia do Rovuma acaba de ser confirmada pela Companhia Anadarko Moçambique, após a conclusão do furo “Lagosta”, cuja abertura foi iniciada a 26 de Outubro último. De acordo com uma fonte do Ministério dos Recursos Minerais, a descoberta de gás foi feita em formações arenosas com uma espessura de 167.6 metros.

 

 

O furo “Lagosta” está projectado para atingir a profundidade de 4850 metros. Até ao momento, atingiu 4222 metros de profundidade em relação ao nível médio das águas do mar. Os trabalhos de perfuração prosseguirão por mais 628 metros. Após a conclusão do “Lagosta”, os trabalhos de perfuração irão prosseguir, estando projectada a abertura de mais um furo de pesquisa.

O furo situa-se a aproximadamente 30 quilómetros a Sul do “Barquentine” e a 26 quilómetros a sudoeste do “Windjammer”. A descoberta destes furos foi feita em Outubro e Abril deste ano, respectivamente. Os concessionários da ‘área 1’ da bacia sedimentar do Rovuma são a Anadarko Moçambique com 43 porcento de participações, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos com 15, a Mitsui com 23,5 porcento, a BPRL Ventures Mozambique 11,75, a Videocon Mozambique Rovuma 1 Limited com 11,75 a Cove Energy, com 10.

Moçambique tornou-se num país apetecível ao investimento estrangeiro direccionado à pesquisa e prospecção de petróleo, devido às suas potencialidades na área de hidrocarbonetos. Actualmente, cerca de uma dezena de multinacionais petrolíferas estão envolvidas em actividades de pesquisa e prospecção de hidrocarbonetos.

As actividades são mais intensas ao longo da Bacia do Rovuma, onde operam as companhias Petronas (malaia), Artumas (canadiana), ENI (italiana), Anadarko (norte-americana) e Norsh Hydro (norueguesa).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!