Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nova barragem será construída no Rio Monapo a partir de 2012

Inicia, no próximo ano, o estudo de viabilidade para a construção de uma nova barragem sobre o rio Monapo, distrito do mesmo nome, para abastecer as populações locais e dos vizinhos distritos de Nacala-porto, Nacala-a-Velha e Ilha de Moçambique.

Com esta infra-estrutura, o governo pretende elevar os actuais níveis de cobertura de abastecimento de água potável, de 46 para 55 por cento, na zona rural, segundo consta do plano de actividades e do orçamento do governo da província, referente ao ano 2012, apresentado, Terça-feira, aos membros da Assembleia Provincial de Nampula.

De acordo com o governador da província, Felismino Ernesto Tocoli, também está prevista para o mesmo ano a construção de 360 furos mecânicos, 50 poços e a reabilitação de 75 fontes.

Para além da reabilitação de cinco pequenos sistemas de abastecimento daquele produto, facto que irá possibilitar o abastecimento adicional a 245.500 pessoas.

Em relação ao abastecimento de água às zonas urbanas, o executivo planificou a concretização de 5.600 novas ligações nas cidades de Nampula, Nacala-porto, Angoche e Ilha de Moçambique, num projecto que contempla, ainda, a construção de 70 novos fontenários para um número adicional de mais de 870 mil consumidores, o correspondente a uma cobertura na ordem de 69 por cento, contra os actuais 62 por cento.

O chefe do executivo de Nampula falou de outros vários projectos sócio económicos para o próximo ano nos sectores da Agricultura, Educação, Saúde, Turismo, Transportes e Comunicações, Infra -estruturas Recursos Minerais e Energia e no apoio ao empresariado.

De acordo com Felismino Tocoli, o plano do governo perspectiva um crescimento da produção global na ordem de 10.2 por cento passando de 34 biliões de meticais para 38 biliões, em 2012. Projecta, ainda, o aumento de produção agrícola em 8.2 por cento, passando de 3.076.349 toneladas de produtos diversos da campanha de 2010/2011 para 5.494.594 toneladas na próxima campanha. O plano inclui a transformação de alguns produtores do sector familiar em micro, pequenos e médios empresários.

Constam, dentre várias realizações deste Plano Económico e Social para 2012, a melhoria das condições de vida das comunidades de pescadores artesanais e aquacultores de pequena escala, o aumento da contribuição liquida do sector de pescas para o garantir o equilíbrio da balança de pagamentos, a promoção do desenvolvimento integrado das áreas prioritários para o investimento, a redução da actual taxa de analfabetismo ,com atenções centradas na mulher a redução da mortalidade materna e infantil, através do aumento da cobertura dos partos institucionais, acesso aos cuidados obstétricos essenciais e construção de casas Mãe Espera.

A estratégia do governo da província de Nampula para o próximo ano tem em vista concentrar maior atenção para as acções que têm impacto na redução da pobreza sem, no entanto, deixar de olhar para as acções cujos resultados só se fazem sentir a médio e longo prazos, Observou aquele dirigente, dirigindo-se aos membros daquele órgão deliberativo.

A Assembleia Provincial de Nampula, liderada por Bernardo Munhaque, conta com 91 membros, sendo 77 da Frelimo ( no poder), 12 da Renamo e os restantes 2 do MDM.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!