Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Noruega perto de paralisação total da produção de petróleo

A Noruega está a algumas horas da primeira paralisação total da sua indústria de petróleo em mais de 25 anos, com o governo a evitar intervir na luta entre petroleiros e empregadores, ameaçando exportações do maior produtor da Europa Ocidental.

A greve dos trabalhadores offshore sobre as pensões já está na sua terceira semana, e um prazo para a intervenção do governo antes dum bloqueio planeado para meia-noite para todos os funcionários no mar aproxima-se.

“As empresas estão agora prontas para fechar a produção na plataforma continental norueguesa, se o governo não intervier antes da meia-noite,” afirmou à Reuters um representante das petroleiras, Eli Ane Nedreskaar, um porta-voz duma associação que reúne as empresas de petróleo no país, a Indústria do Petróleo da Noruega.

O líder do maior dos três sindicatos, Leif Sande, disse que não ouviu nada da associação que reúne as petroleiras nem recebeu qualquer sinal de potencial movimento do governo.

“Os nossos membros estão a preparar-se para o bloqueio e vão viajar de volta à terra à meia-noite”, disse Sande.

As preocupações de produção têm abalado os mercados, com Brent bruto a subir para 98,5 dólares por barril, esta Segunda-feira (9).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!