Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nokia decepciona em smartphones e demite o director de vendas

A Nokia demitiu o seu director de vendas e prometeu mais cortes substanciais de custos, ao passo que o prazo de que a fabricante finlandesa dispõe para reinventar-se, sob pressão de rivais no segmento de smartphones, está a esgota-se.

A companhia fechou o primeiro trimestre com prejuízo ligeiramente maior que o esperado, de 0,08 euro por acção, ante expectativa média de analistas de 0,07 euro, segundo a Thomson Reuters StarMine.

A Nokia havia alertado, semana passada, que os negócios com celulares teriam perdas no primeiro semestre deste ano, depois de as vendas de aparelhos com o sistema Windows Phone não terem compensado a queda na comercialização de modelos anteriores.

Os analistas afirmam que o presidente-executivo Stephen Elop precisa de melhorar as vendas dos novos celulares inteligentes Lumia até o final deste ano, antes que investidores comecem a questionar a sua estratégia.

Os novos modelos são a principal arma da Nokia contra as rivais Apple e Samsung Electronics.

“Precisa de ocorrer uma reversão significativa no segundo semestre deste ano ou surgirão questões sérias sobre o futuro da Nokia e da sua actual equipe de gestão”, afirmou Ben Wood, director de pesquisa da CCS Insight.

“Ao ritmo actual, a divisão móvel, de celulares inteligentes, está a gerar tamanhos prejuízos e a consumir a caixa tão rápido que é preciso que garanta uma reversão antes do final do ano”, concordou Mikael Rautanen, analista da Inderes.

“Eles precisam de cortar os custos agressivamente ou gerar novas vendas para crescer, mas no momento o cenário de ampliar as vendas parece incerto”.

Elop, que lançou o plano de recuperação da Nokia em Fevereiro de 2011, disse que as vendas dos novos celulares Lumia, equipados com o sistema operacional Windows e nos quais a companhia está a depositar as suas esperança, vêm apresentando números irregulares.

“Superamos as expectativas em alguns mercados, como o dos Estados Unidos, mas ganhar ímpeto noutros mercados, como o do Reino Unido, foi um desafio maior”, disse. “Estamos claramente decepcionados com o nosso desempenho no primeiro trimestre”.

Também, esta Quinta-feira, a Nokia anunciou que Colin Giles, director de vendas, deixará a empresa em Junho, como parte duma reestruturação da equipe para promover maiores vendas.

Niklas Savander, director de mercados, assumirá a responsabilidade pelas vendas. Para a analista da empresa de pesquisas Gartner, Carolina Milanesi, o cargo de Elop está seguro, por enquanto.

“É cedo demais para falar do novo presidente. Eu diria que Elop tem até Fevereiro de 2013, quando a mudança de rumo da empresa completar dois anos, para provar que a sua estratégia era a correcta.

Isso permitirá que ele aproveite as vantagens duma nova versão do Windows Phone e a temporada das festas do fim do ano”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!