Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chuva no centro de Moçambique e países vizinhos aumenta caudal Zambeze

A chuva que continua a cair no centro de Moçambique, e nos países vizinhos, está a contribuir para a subida do caudal do rio Zambeze, que já ultrapassou os níveis máximos de alerta.

A Ara Zambeze, que monitora o rio, explicou que até as 6 horas desta Quinta-feira (17) o rio Zambeze na região de Mutarara, província central de Tete, havia ultrapassado em 70 centímetros o nível de alerta de inundação, que é de 5 metros.

De acordo com a mesma fonte, em Caia, na província de  Sofala, o rio está 1 metro acima do nível de alerta estando igualmente a aumentar o caudal na região de Marromeu.

O director da Ara Zambeze, Custódio Vicente, afirmou que a Instituição está a trabalhar com as autoridades locais e o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) na sensibilização das pessoas que habitam as zonas ribeirinhas para abandonarem-nas com urgência.

Vicente apontou os distritos de Mutarara em Tete, Tambara na província de Manica, Chemba, Caia e Marromeu em Sofala, Mopeia e Morrumbala na Zambézia como os mais propensos à ocorrência de cheias ou inundações muito em breve pois até a Hidroeléctrica de Cahora Bassa prepara-se para abrir algumas comportas, de forma a dar vazão ao volume de água que está a receber a montante.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!