Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nigéria trata pacientes contra vírus do Ébola

A Nigéria parece vencer a guerra contra a Doença do Vírus do Ébola (DVE) com quatro outros pacientes saídos do hospital depois de terem sido declarados tratados da doença e um único novo caso confirmado desde o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) a 13 de Agosto corrente, soube-se, esta terça-feira (19), de fonte oficial.

O ministro nigeriano da Saúde, Onyebuchi Chukwu, indicou que os pacientes dispensados, que, excepto um, estiveram em contacto com o Liberiano Patrick Sawyer, que introduziu a doença na Nigéria, foram doravante declarados livres do vírus.

Chukwu afirmou que três dos pacientes – dois médicos e uma enfermeira – participaram no tratamento do primeiro caso, o de Patrick Sawyer, enquanto a quarta paciente era uma doente no “First Consultant Hospital” na capital económica, Lagos, numa altura em que o Liberiano esteve internado nele.

No fim de semana passado, um outro paciente teve alta do hospital depois de um tratamento realizado com êxito, o que eleva para cinco o número de pacientes que sobreviveram ao vírus do Ébola.

Desde a última actualização da OMS, a 13 de Agosto último, apenas um caso confirmado e dois casos suspeitos foram registados na Nigéria, elevando o número total de casos no país para 15 (12 confirmados e três suspeitos), segundo as últimas cifras da organização sanitária internacional publicadas esta terça-feira.

A Nigéria registou até agora quatro mortes, incluindo a de Patrick Sawyer, e tomou medidas rigorosas para conter a propagação da doença desde 20 de Julho último, data em que o paciente liberiano chegou à Nigéria com os sintomas da doença, tendo morrido cinco dias mais tarde.

Quase 200 pessoas que tiveram contactos primários ou secundários com o primeiro caso foram colocados sob vigilância e pelo menos 61 delas foram despistadas negativas, segundo o Governo do Estado de Lagos, que instalou um centro de isolamento na capital económica nigeriana.

«Todos os pacientes sob tratamento foram instalados neste centro com capacidade de 40 camas. Equipamentos suplementares foram igualmente instalados neste novo centro de isolamento pelo Governo Federal”, anunciou o ministro da Saúde.

Um centro para as operações de emergência foi igualmente reaberto em Lagos para lidar com a doença do vírus do Ébola. Estas medidas rápidas permitiram controlar a propagação da doença, mas não impediu a população de entrar em pânico.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts