O Governo Federal da Nigéria infligiu uma multa de um milhão de dólares americanos aos proprietários do navio MV Marevia, por ter introduzido no país vários contentores de produtos tóxicos.
O director-geral da Agência Nigeriana de Controlo de Normas e Regulamentos sobre o Ambiente (NESREA), Ngeri Benebo, citado pelo jornal privado “Vanguard”, confirmou a multa, indicando que ela deve servir de meio de dissuasão para os outros.
O navio, que teria transportado um carregamento de resíduos perigosos para a Nigéria a 5 de Janeiro de 2013, foi igualmente ordenado regressar ao seu porto de origem no Reino Unido.
A NESREA escreveu igualmente ao Serviço de Segurança do Estado (SSS) para o informar da necessidade de tomar medidas contra os que importam cargas perigosas.
O navio de pavilhão liberiano foi interceptado pelas Alfândegas nigerianas e pela NESREA após a sua chegada ao porto de Tin Can Island, em Lagos, a capital económica do país, transportando contentores, alguns dos quais com televisores, computadores, DVD, microondas, ferros de engomar e rádios.