Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nicarágua quer fazer novo canal transoceânico

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, enviou, Terça-feira, ao Congresso, um projecto para a construção de um novo canal transoceânico de navegação, que, segundo o governo, irá complementar o já existente Canal do Panamá.

Ainda não há data prevista para a votação no plenário, onde a Frente Sandinista de Libertação Nacional, de Ortega, tem maioria de dois terços.

“A construção do grande canal da Nicarágua sempre esteve na pauta do povo nicaraguense”, disse o assessor presidencial Paul Oquist.

A ideia existe desde o século 18, aproveitando a baixa altitude do país centro-americano entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Há seis rotas possíveis para o sistema, cujo funcionamento exigiria a infusão de 6,6 milhões de metros cúbicos de água por dia.

“Esse projecto é necessário para a humanidade, a América Central e a Nicarágua”, disse Oquist, acrescentando que os países como Brasil, China e Rússia já demonstraram interesse.

Os estudos de projecto, viabilidade e impacto ambiental custariam 350 milhões de dólares, disse Oquist, que não apresentou estimativa da obra propriamente dita.

O governo diz que, depois da aprovação parlamentar do projecto, será criada uma empresa especificamente para esse fim, sob controle estatal.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!