Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Niassa exporta macadémia para a Europa

A província do Niassa, Norte de Moçambique, através da empresa Tenga, Lda., iniciou, em Julho passado, a exportação de amêndoa de macadémia para a Europa, abrindo assim mais uma porta para a província entrar em mercados internacionais.

Vincent Peacolk, director-geral da empresa, disse tratar-se de uma experiência nova que arranca, numa primeira fase, com a exportação de cinco toneladas para, na próxima safra, a quantidade ascender as 50 toneladas, num exercício que vai incluir também os mercados asiático e australiano.

O projecto da macadémia ganhou corpo em 2004 através da Fundação Malonda que apadrinhou e encorajou a Tenga, Lda., uma empresa moçambicana de capitais estrangeiros, a investir na província de Niassa, concretamente nas imediações dos rios Luchesse e Metomone, em Majune, distrito que antes havia albergado o fracassado programa MOZAGRIUS.

Dados da Fundação Malonda, instituição responsável pela atracção de investimentos para a província do Niassa, citados pelo “Noticias”, indicam que para o aproveitamento integral da área concessionada (cerca de dois mil hectares) a Tenga, Lda., vai gastar perto de 15 milhões de dólares norte-americanos.

Actualmente a empresa explora apenas uma área de 500 hectares e emprega mais de 80 trabalhadores, entre agricultores, pessoal de serviços e técnicos.

A macadémia é uma cultura cuja produção é muito trabalhosa porque a sua planta consome muita água, razão pela qual a empresa montou uma motobomba que puxa o precioso líquido para os campos de produção, através de um sistema de irrigação moderno.

A próxima etapa, segundo explicou a fonte, passa por construir uma pequena barragem sobre o rio Luchesse para assegurar que toda área concessionada seja aproveitada de forma sustentável, garantindo a criação de mais postos de trabalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!