Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ngoma 2014: Mr. Nhungwe “descarrila” e Aniano Tamele chega ao pódio

Incrivelmente, termina em, quase, três semanas a 5ª edição do Ngoma Moçambique, referente ao ano 2014, e para os que competem para ganhar o prémio “Canção Mais Votada”, os resultados são deveras assustadores. Depois de na semana passada ter estado no topo com a música “Utofo”, nesta fase, Mr. Nhungwe, da província de Tete, descarrila deixando o seu concorrente, Aniano Tamele, distanciar-se, com uma diferença de 3.535 votos.

Diríamos, se o fim deste certame fosse hoje, que Aniano Tamele é o vencedor do prémio “Canção Mais Votada” do Ngoma Moçambique. Mas, pura e simplesmente pelo medo de nos iludirmos e aconteça o que frequentemente tem sucedido entre os competidores – um cenário caracterizado por “subidas e descidas” – por enquanto, não vamos considerá-lo o vitorioso desta edição.

Ao longo desta disputa, que já se encontra nos seus derradeiros dias, Aniano Tamele soube prevalecer no seu primeiro lugar durante cinco vezes, o que o torna uma figura mais indicada para este prémio. Na verdade, o que se sabe é que o dono de “Swivulavula” está na dianteira, pois, por regra do jogo, o galardão em alusão só é ganho pelo finalista que mais vezes atingir o pódio. E, pelo que vem acontecendo, tudo aponta para que seja ele.

No entanto, sobre Mr. Nhungwe há pouco a comentar, pois por mais que o artista consiga ganhar todas as três edições que faltam, o que totaliza quatro vezes no topo, para a sua auto-consolação só pode assumir o segundo lugar. Então, a vitória estaria ainda entregue a Tamele.

Dentre os dez artistas que constam da recente “berlinda” temos, em primeiro lugar, Aniano Tamele com o código número 2. O artista participa com a música “Swivulavula” e tem 4119 votos. Na segunda posição deste certame está Mr. Nhungwe, que colecciona 584 votos. O seu número de código é 16 e a música chama- -se “Utofo”.

A terceira posição continua com “Kulaya”, de Belito, agora com 105 votos. O músico tem como código o número 33. Por seu turno, tomando o lugar de Ginoca, com cerca de 14 votações, o quarto lugar desta edição de Ngoma Moçambique foi conquistado por Félix Malamule, com o tema “Nhankwavana”. O artista tem como código o número 14.

Ainda na senda crescente, temos no quinto lugar, (21), a presença de “Marido egoísta” de Juliana de Sousa. No sexto, “Wayimusiro”, (01), de Amostra Sobrinho, obteve apenas seis pontos. Enquanto isso, o sétimo lugar foi para “Sula minhembety”,(20), de Ginoca, desta vez com quatro pontos apenas.

Quem, também nesta fase, não conseguiu convencer o público e igualmente o corpo de jurados foi Jomalú, que saiu de dois votos para três. O artista ocupa o oitavo lugar. Com a obra “Meio ambiente” (19), Tetê conseguir amealhar mais um voto. Desta vez a cantora conta com dois.

No fim da lista, no décimo lugar, Sandra Isaías não conseguiu igualmente atrair os fãs. Do oitavo lugar, a artista tomou o espaço anteriormente ocupado por Amostra Sobrinho. O seu número de participação é 29.

De referir que as últimas votações estão previstas para o dia 22 de Março em curso e a gala final terá lugar no dia 27 do mesmo mês, em Maputo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!