Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Navio petroleiro norte-coreano apreendido na Líbia

Um navio petroleiro com a bandeira da Coreia do Norte foi apreendido, segunda-feira (10), na Líbia por ter entrado nas águas territoriais deste país sem autorização prévia das autoridades competentes, informa a Agência Líbia de Notícias (JANA).

Citando uma fonte militar de alto nível, a JANA precisa que o navio foi interceptado e conduzido ao terminal petroleiro “El Sadra” onde atracou no porto de Kasser Ahmed, na cidade de Misrata, a cerca de 200 quilómetros no leste de Tripoli.

A embarcação foi retida por ter encostado de maneira ilegal no porto petroleiro de El-Sadra para carregar o petróleo líbio com a cumplicidade de um grupo armado que controla os terminais. El-Sadra é um dos três terminais petroleiros no nordeste da Líbia controlados, desde Julho passado por grupos armados pertencentes à região autónoma da Cyrenaique não reconhecida pelo Governo líbio.

Assim sendo, o primeiro-ministro líbio ameaçou, sábado passado, mandar bombardear o navio, se não acatasse as ordens da Marinha líbia que havia cercado o porto petroleiro. O Gabinete Político da região autonomista de Cyrenaique desmentiu as informações que davam conta do controlo pelas forças governamentais do navio norte-coreano, atracado no porto de El-Sadra.

O Gabinete dirigido por Ibrahim Jadhrane confirmou pelo contrário a presença das suas forças militares na zona de Bouwirate Al-Hussoun prontas para fazer face a qualquer intervenção das forças governamentais.

Segundo a mesma fonte, tiros de dissuasão foram dados antes que a tripulação do navio fosse obrigada a dirigir-se imediatamente para o porto de Misrata. A crise ligada ao encerramento dos terminais petroleiros do leste do país causou, até agora, perdas económicas para a Líbia estimadas em dez biliões de dólares americanos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!