Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Natação: Golfinhos campeões de Verão em Moçambique

Natação: Golfinhos campeões de Verão em Moçambique

O Clube de Natação Golfinhos de Maputo sagrou-se no domingo (25) campeão nacional de natação de Verão, em competição que teve lugar na piscina Raimundo Franisse. No final dos cinco dias de competição, aquela formação arrecadou um total de 138 medalhas, das quais 75 são de ouro, 38 de prata e 25 de bronze.

Ao contrário do que inicialmente estava previsto, o Campeonato Nacional de Verão na modalidade de natação foi realizado na piscina Raimundo Franisse, visto que a piscina Olímpica de Zimpeto, segundo a Federação Moçambicana de Natação, encontra-se em obras.

Foi uma prova, diga-se, caracterizada por uma disputa acesa entre os Golfinhos de Maputo, que entraram para esta competição com o orgulho ferido, e os Tubarões de Maputo, que venceram todas as provas realizadas no ano passado na capital do país.

Nos cinco dias de competição, ou seja, de 21 a 25 de Janeiro corrente, os atletas dos oito clubes, nomeadamente: Desportivo de Maputo, HCB de Songo, Clube Naval, Nguenhas de Matendene, Tubarões de Maputo, Golfinhos de Maputo, e os Ferroviários de Maputo e da Beira participaram em sete jornadas.

Findos os cinco dias de competição, em masculinos, os Golfinhos de Maputo, por terem amealhado 56 medalhas de ouro, 18 de prata e 10 de bronze, sagraram-se campeões nacionais neste género. Por seu turno, os Tubarões, também da capital moçambicana, ocuparam a segunda posição com 29 medalhas de ouro, 23 de prata e 19 de bronze, enquanto o Desportivo de Maputo, apesar de ter conquistado menos medalhas em relação ao Ferroviário da Beira, terminou a prova no último lugar do pódio.

Os alvinegros somaram seis medalhas de ouro, quatro de prata e apenas duas de bronze, menos 18 que os locomotivas de Chiveve, que obtiveram três medalhas de ouro, 19 de prata e oito de bronze.

O Ferroviário de Maputo não foi além do modesto quinto lugar, com um total de seis medalhas, dentre elas duas de ouro e igual número de prata e bronze.

O estreante HCB, Nguenhas e Clube Naval não conquistaram nenhuma medalha.

Os Golfinhos, ainda em masculinos, sagraram-se campeões nas categorias de iniciados, infantis, juvenis, e seniores, sendo que os Tubarões ganharam a prova em juniores.

Tubarões vingam-se em femininos

No que aos femininos diz respeito, ao contrário do que aconteceu em masculinos, a prova foi dominada pelos Tubarões de Maputo. Nas sete jornadas disputadas, os campeões da capital do país arrecadaram um total de 52 duas medalhas, das quais 35 de ouro, 13 de prata e quatro de bronze.

Os Golfinhos, com 19 medalhas de ouro, 20 de prata e 15 de bronze, terminaram a prova na segunda posição, enquanto o Ferroviário da Beira ocupou a terceira e última posição do pódio com 22 medalhas (16 de ouro, cinco de prata e uma de bronze).

Para o triunfo dos Tubarões foram indispensáveis os préstimos das nadadoras Jéssica Francisco, Gisela Cossa, Jannet Bique e Géssica Stagno.

Quanto a categorias, os Tubarões sagraram-se campeões nacionais nos Juniores e nos seniores. O Ferroviário da Beira venceu em juvenis e pré – iniciados, enquanto os Golfinhos ocuparam a primeira posição em infantis.

Na classificação geral, que é a soma das medalhas conquistadas em ambos os sexos, os Golfinhos levaram a melhor sobre os seus oponentes.

Os vice-campeões da cidade de Maputo arrecadaram um total de 138 (75 de ouro, 38 de prata e 25 de bronze), os Tubarões com 64 medalhas de ouro, 36 de prata e 23 de bronze terminaram o certame na segunda posição, enquanto o Ferroviário da Beira, com 52 medalhas (19 de ouro, 24 de prata e 9 de bronze), terminou a prova no terceiro lugar.

Cravados 11 recordes nacionais absolutos e cinco em categorias

No que toca a recordes, nos Campeonatos Nacionais de Verão referentes à época 2014/15, foram cravados 16 novos recordes nacionais, sendo onze absolutos e cinco em categorias. Os recordes absolutos foram batidos nas provas de estafetas. Os Tubarões quebraram sete contra quatro dos Golfinhos de Maputo, enquanto os referentes a categorias foram alcançados nas competições individuais.

Na prova dos 200 metros bruços, na categoria de juvenis, Ahllan Bique estabeleceu o novo máximo em 2 minutos, 35 segundos e 29 centésimos superando os anteriores 2 minutos, 44 segundos e 76 centésimos.

Nos 1500 livres, em seniores, Géssica Stagno completou a distância com o tempo de 19 minutos, 13 segundos e 37 centésimos, menos 33 segundos que a anterior marca.

Denilson da Costa, na categoria de juvenis, completou os 50 metros livres com a marca de 23 segundos e 78 centésimos. De referir que o anterior recorde era de 25 segundos e 39 centésimos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!