O Clube Golfinhos de Maputo mantém-se na liderança dos Campeonatos Nacionais de Natação de verão, provas que decorrem desde a última quinta-feira (30) na cidade de Maputo. O segundo dia foi marcado por novos recordes.
Igor Mogne, um nadador singular que se está a revelar nestes “Nacionais”, voltou a destacar-se ao fixar em oito minutos, 58 segundos e 48 centésimos o novo recorde da prova de 800 metros livres, superando a sua própria marca de nove minutos, oito segundos e 39 centésimos.
Ainda nesta sexta-feira (31), Gisela Cossa, na categoria dos juvenis, superou o recorde de Jéssica Stacner nos 400 metros estilos, fixando em cinco minutos, 28 segundos e 11 centésimos.
No mesmo dia, Jannah Sonnenschien também destacou-se ao fixar três novos recordes absolutos nas provas de 400 metros estilos (5’ 28” e 69 centésimos), 50 metros livres (29” e três centésimos) e 50 metros mariposa (26” e 50 centésimos).
Na prova em equipa, os Tubarões de Maputo fixaram em um minuto, 41 segundos e 82 centésimos a nova marca nacional absoluta dos 4×50 metros.
No cômputo geral, os Golfinhos mantém-se na liderança com 832 pontos, seguidos pelos Tubarões com 452. O Ferroviário da Beira assaltou a terceira posição com 242, enquanto a locomotiva da capital do país é a última com 171.
Para todos efeitos, nenhum dos nadadores nestes Campeonatos Nacionais de verão conseguiu atingir os mínimos necessários para os Jogos Olímpicos da Juventude.