Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nampula vai realizar torneio de Futsal ainda este mês

Arranca, a 30 de Janeiro corrente, na cidade de Nampula, província com o mesmo nome, Norte de Moçambique, o torneio de Futsal em seniores masculinos. A prova é organizada pela Comissão Instaladora da modalidade com o objectivo de homenagear o antigo praticante e presidente da Liga Muçulmana de Futebol de Salão, Esmael Jassat, assassinado há dois anos em Maputo.

Espera-se a participação de 10 equipas. Porém, neste momento apenas três inscreveram-se. Trata-se das formações de Futebol Clube de Namutequeliua, Urbano Central e União Desportiva de Nampula.

“Não vamos perder muito tempo à espera de equipas como tem sido habitual”, disse Asselam Khan, chefe daquela comissão. O torneio, segundo Asselam Khan, pretende relançar a modalidade de Futsal nesta parcela do país e movimentar maior número de equipas, dentre elas os escalões de formação.

As partidas, a terem lugar nas quintas e sextas-feiras à noite, no Pavilhão de Desportos do Ferroviário e no salão do Sporting em Nampula, serão disputadas num sistema clássico de todos contra todos em duas voltas.

A comissão organizadora impôs algumas condições para a inscrição das equipas, nomeadamente o pagamento de 250 meticais por equipa e 25 meticais por cada jogador.

O evento serve também para atiçar a Associação Provincial de Futebol, entidade responsável da modalidade a mexer-se no sentido de unir os amantes do desporto, segundo Asselam Khan.

A comissão organizadora do torneio de Futsal de Nampula pretende também capacitar treinadores e árbitros desta modalidade, orientar palestras para os atletas.

Numa primeira fase, o movimento vai fazer-se sentir só na cidade daquela província. Assim que as condições estiverem será expandido para os restantes municípios de Angoche, Ilha de Moçambique, Nacala-Porto e Ribaué.

Vai igualmente permitir que até a altura do Campeonato Provincial de Futebol haja equipas com qualidade e capazes de disputar a prova sem constrangimentos, com o intuito de representar Nampula nas outras competições nacionais.

Khan considerou ainda que a Associação Provincial de Futebol de Nampula não tem capacidades para organizar um campeonato desta modalidade. Por isso, há uma comissão criada para capacitar alguns membros daquela agremiação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!