A cidade de Nampula, província com o mesmo nome, Norte de Moçambique, vai, a partir de Março próximo, movimentar um Campeonato de Andebol a nível daquela urbe em juvenis masculinos e femininos.
A prova, com a qual se pretende rodar os atletas que participarão no festival dos jogos escolares nas fases provincial e nacional, será organizada pela Associação Provincial de Andebol, em coordenação com a Direcção Provincial da Educação e Cultura.Alguns estabelecimentos de ensino primário e completo da cidade de Nampula que farão parte do evento são: 7 de Abril, 25 de Junho, Napipine, Carrupeia, Mutauanha, Impuecha, Muatala, Namuatho A e B, Sera da Mesa, Limoeiros e Muahivire.
O secretário-geral daquela agremiação, Celso Chapepa, disse que além para além das escolas primárias havia o desejo de movimentar, simultaneamente, as equipas do ensino secundário, mas faltam materiais tais como bolas e redes.
À semelhança do que tem acontecido com os outros dirigentes desportivos desta parcela do país, Celso Chapepa queixa-se da falta de infra-estruturas para a prática de Andebol.
“Temos apenas um campo da Escola Secundária de Nampula, onde realizamos as nossas competições. Se aumentarmos o número de equipas teremos problemas de planificação na marcação dos jogos.”