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Nampula: três encontros discutem educação no Pais

O Ministério da Educação realiza três reuniões nacionais, na província nortenha de Nampula, para fazer o balanço das actividades realizadas em 2009 e programar o exercício de 2010 com as atenções viradas para a melhoria da qualidade de ensino em Moçambique.

Trata-se das reuniões, do Conselho Técnico de Exames, Certificação e Equivalências de 8 a 10, da Reunião Nacional do Ensino Geral de 10 a 12 e da Reunião Nacional de Directores das Escolas e Institutos Técnicos de 8ª 11 de Junho corrente, a serem orientados pelo titular do pelouro da Educação Zeferino Martins. Um comunicado do Ministério da Educação, recebido pela AIM, refere que os dois primeiros encontrão terão lugar na cidade de Nampula, a capital da província e o último na cidade portuária de Nacala-Porto, durante os quais serão analisadas matérias relacionadas com os exames extraordinários e finais, educação Técnico Profissional e Vocacional e aproveitamento e supervisão Pedagógica.

O encontro Nacional do Conselho Técnico deverá basicamente fazer uma reflexão sobre aspectos relacionados com a organização dos exames locais do Ensino Técnico, com enfoque para o papel dos exames na melhoria da qualidade do ensino e sobre os resultados dos exames de admissão aos institutos de formação de professores e respectivos critérios de selecção.

O encontro nacional dos directores das escolas vai trabalhar na busca de soluções mais ajustadas para o desenvolvimento do Ensino Técnico Profissional e Vocacional, discutir o orçamento das escolas técnicas reflectir sobre o plano de desenvolvimento da rede de instituições e analisar o aproveitamento escola de 2009.

Por último, a reunião do Ensino Geral vai alisar o aproveitamento e supervisão pedagógica, as jornadas pedagógicas, grau de implementação do Currículo do Ensino Secundário, divulgar a estratégia do Ensino Secundário Geral e o novo regulamento de avaliação neste nível de ensino. Estes encontros têm lugar numa altura em que o Ensino Geral, bem como o Técnico-Profissioal e Vocacional estão empenhados na implementação de reformas nas escolas para assegurar que os alunos estudem em melhores condições.

Segundo uma informação revelada recentemente pela Vice-ministra da Educação, Leda Hugo, os esforços em curso são no sentido de criar melhores condições para que as crianças deixem de estudar ao relento. Para o efeito, estão sendo construídas milhares de salas de aulas em diferentes escolas do país.

O sector, segunda a governante, está igualmente a consolidar a sua política de colocação, em tempo útil e antes do início de cada ano lectivo, de diverso material escolar com destaque para o livro de distribuição gratuita, bem como a formação e afectação dos melhores professores e aprovisionamento de cuidados de saúde.

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