Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nampula regista crescimento de 16 por cento do orçamento de funcionamento das instituições do Estado

A província de Nampula registou um crescimento na ordem de 16 por cento referente ao orçamento de funcionamento das instituições do Estado comparativamente ao ano anterior, 2012. Para este ano de 2013 a província foi contemplada com um orçamento estimado em 6.800.689,08 meticais contra 5.855,52 meticais de 2012.

Estes dados foram tornados públicos no decurso da segunda sessão do governo provincial realizada nesta segunda-feira (11). Na circunstância, o porta-voz do encontro, Agostinho Zacarias deu a conhecer que o fundo de funcionamento das instituições do Estado disponibilizado pelo governo central será usado para as actividades de contratação de novos funcionários, maior número são professores, incluindo as progressões, promoções, mudanças de carreira, entre outras actividades.

Particularmente aos professores, a fonte disse que existe um total de 141 milhões de meticais especificamente destinado ao pagamento das horas extras de turno e meio, pois espera-se que mais de 3.654 professores fiquem sujeitos aos trabalhos de leccionação a cima do horário estabelecido pelo Ministério da Educação.

Referiu, também, que nesta região do país registou-se um crescimento na ordem de três por cento do orçamento de investimento, onde está disponível um total de 1.755,52 de meticais contra 1.704,44 de meticais do ano anterior, 2012.

Neste contexto o destaque vai para o melhoramento do sistema de abastecimento de água, cuja meta para a província de Nampula é de atingir os 57 por cento de cobertura para a população da região urbana. Incluindo a reabilitação de estradas, pontes e a construção de diversas infra-estruturas.

Indicou que cerca de 82 por cento do orçamento de investimento será direcionado para o sector da educação (42 por cento), agricultura (15 por cento), saúde (13 por cento), justiça (9 por cento), e água (3 por cento).

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!