Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nampula prioriza conversão de associações em empresas

Transformar as associações de pesca em pequenas e médias empresas do ramo constitui o desafio do governo de Nampula para o próximo ano, de acordo com o governador da província, Felismino Tocoli, que considera que as condições estão criadas para a consecução de tal objectivo porquanto estão identificados os pontos fortes e fracos das agremiações em causa.

 

 

A primeira acção, que será desenvolvida pelo executivo de Nampula no sentido de concretizar os seus intentos, estará concentrada no apoio aos pescadores para a aquisição de apetrechos de pesca, sobretudo motores de grande potência para equipar as embarcações. Preferencialmente, as embarcações devem ser apetrechadas com motores fora de bordo.

De acordo com Felismino Tocoli, o facto do movimento associativo no domínio das pescas estar consolidado facilita a prestação de apoio material e financeiro para o exercício cada vez rentável por parte dos pescadores. Os pescadores conhecem o mar e sabem como pescar.

O que falta, de facto, é potenciar os pescadores em equipamentos sobretudo motores para as suas embarcações por forma a rentabilizar a sua actividade, elevando a renda de muitas famílias para fazer face aos desafios que a vida impõe – reiterou o governante.

Na perspectiva de seu crescimento, as associações precisam de dominar as técnicas de processamento e conservação do pescado para que possa, ainda fresco, chegar às zonas do interior em condições de ser consumido em segurança.

Ao nível dos distritos costeiros de Nampula inseridos no projecto de pesca artesanal no banco de Sofala, estão a ser desenvolvidas acções no domínio de processamento e conservação de pescado com recurso a gelo produzido através de equipamentos alimentados com energia solar.

Contudo, segundo Felismino Tocoli, estas acções precisam de ser reforçadas, pois o objectivo é tornar a pesca numa actividade de nível empresarial.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!