Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Nampula possui uma das melhores Estações de Tratamento de Águas Residuais

De acordo com Gastão Cuembelo, director da fábrica de Cervejas de Moçambique (CDM), em Nampula, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) desta cidade, é a única na região norte e figura entre as melhores do país, mercê das modernas tecnologias que utiliza.

Para Cuembelo, que falava à margem da cerimónia do lançamento da Semana do Ambiente, as questões ambientais constituem uma das preocupações da CDM, sendo por isso que prioriza a redução dos níveis de consumo de água. Neste momento, nós fazemos a reutilização da água como forma de reduzir os níveis de consumo deste precioso líquido que, ainda, faz falta às populações, disse Cuembelo.

Por seu turno, o Presidente da Assembleia Municipal da Cidade de Nampula, Tiago Afonso Fumo, ao intervir, na ocasião, em representação das autoridades municipais, disse que os problemas ambientais vividos hoje no mundo são consequência directa da interferência humana, sobretudo, nos ecossistemas, causando desequilíbrios e, como resultado disso, comprometendo a sua própria sobrevivência.

Fumo citou, a título de exemplo, a produção de lixo, cujos níveis são bastante elevados na cidade de Nampula. Um dos grandes problemas ambientais que a nossa cidade enfrenta tem a ver com a produção do lixo.

Os índices de produção de resíduos sólidos na nossa cidade são assustadores e o mais grave ainda é que todo esse lixo não tem merecido qualquer tratamento ou deposição em aterros, sendo despejado a céu aberto, o que favorece a proliferação de vectores biológicos, como moscas, mosquitos e outros focos responsáveis por doenças diarreicas infecciosas e a malária, anotou aquele dirigente. Fumo ajuntou que outro problema com que a cidade de Nampula se confronta tem a ver com a erosão que, de acordo com suas palavras, resulta de vários factores, entre as quais a construção de habitações em locais impróprios.

Para Tiago Fumo, a solução de todos estes problemas passa, necessariamente, pelo envolvimento de todos os munícipes. O Conselho Municipal da cidade de Nampula tem vindo a incentivar os munícipes para o plantio de árvores de sombra e de frutas, como uma das formas de combate aos graves problemas de erosão com que a cidade se debate. As actividades da edilidade incluem a distribuição de plantas pelas diferentes escolas da cidade, bem como a construção de barreiras em zonas consideradas críticas.

Ao nível da cidade de Nampula, as cerimónias de lançamento da Semana do Ambiente foram marcadas por plantio de árvores de sombra no recinto da fábrica de cervejas.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!