Foi lançado, esta quarta-feira (05), na cidade de Nampula, o Agro-investe, um programa que visa promover as pequenas e médias empresas do sector privado.
Segundo o director provincial da Agricultura em Nampula, Pedro Dzucule, o programa em alusão enquadra-se nas acções de operacionalização do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA) e na materialização do Plano Director do Desenvolvimento do Agro-negócio.
O Agro-investe visa igualmente incrementar os ganhos da economia nacional através da criação de mais empresas, promoção de emprego e aumento da competitividade e produtividade. Dzucule referiu ainda que o programa surge no âmbito da cooperação com a Dinamarca e estão disponíveis 35.6 milhões de dólares norte-americanos.
O secretário executivo do Agro-investe, Victorino Xavier, explicou que as intervenções do programa estarão centradas em três áreas, nomeadamente agro-empreendedorismo, fundo de garantia para facilitar a assistência dos beneficiários e o reforço da capacidade do Governo nas iniciativas das pequenas e médias empresas.
De acordo com a fonte, o projecto contempla igualmente a reabilitação das vias de acesso com vista a facilitar o escoamento de produtos e garantir o acesso aos centros de consumo e mercados da região, uma vez sabido que após a produção os agricultores enfrentam problemas relacionados com a degradação de estradas.
Entretanto, ainda não foram estabelecidas as modalidades de apuramento dos beneficiários, mas sabe-se que a taxa de juros dos empréstimos a serem concedidos irá variar entre 12 e 14%.