Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nampula lança mais um plano agrário

Foi lançado, esta quarta-feira (05), na cidade de Nampula, o Agro-investe, um programa que visa promover as pequenas e médias empresas do sector privado.

Segundo o director provincial da Agricultura em Nampula, Pedro Dzucule, o programa em alusão enquadra-se nas acções de operacionalização do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA) e na materialização do Plano Director do Desenvolvimento do Agro-negócio.

O Agro-investe visa igualmente incrementar os ganhos da economia nacional através da criação de mais empresas, promoção de emprego e aumento da competitividade e produtividade. Dzucule referiu ainda que o programa surge no âmbito da cooperação com a Dinamarca e estão disponíveis 35.6 milhões de dólares norte-americanos.

O secretário executivo do Agro-investe, Victorino Xavier, explicou que as intervenções do programa estarão centradas em três áreas, nomeadamente agro-empreendedorismo, fundo de garantia para facilitar a assistência dos beneficiários e o reforço da capacidade do Governo nas iniciativas das pequenas e médias empresas.

De acordo com a fonte, o projecto contempla igualmente a reabilitação das vias de acesso com vista a facilitar o escoamento de produtos e garantir o acesso aos centros de consumo e mercados da região, uma vez sabido que após a produção os agricultores enfrentam problemas relacionados com a degradação de estradas.

Entretanto, ainda não foram estabelecidas as modalidades de apuramento dos beneficiários, mas sabe-se que a taxa de juros dos empréstimos a serem concedidos irá variar entre 12 e 14%.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!