Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nampula: Guebuza inaugura ponte sobre o rio Muculumba em Memba

O Presidente da República, Armando Guebuza, inaugurou esta sexta-feira a ponte sobre o Rio Muculumba, que estabelece a ligação entre os postos administrativos de Mazua e Chipene, no distrito de Memba, na província d e Namp u l a , norte de Moçambique.

As obras de reconstrução desta importante infra-estrutura, que foi destruída durante a guerra do 16 anos terminada com a assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP), custou ao Estado moçambicano cerca de 51 milhões de meticais (cerca de 1,7 milhões de dólares) e consistiu na substituição da anterior cujo tabuleiro era de madeira. A ponte, cujas obras iniciaram em Janeiro de 2009 e terminaram Setembro de 2010, possui 138 metros de comprimento.

Segundo o Presidente Guebuza, a nova ponte vai facilitar a circulação de pessoas e o escoamento de produtos do posto administrativo de Chipene, também considerado celeiro do distrito de Memba, para os restantes pontos da província. “Hoje estamos em festa. Não tínhamos ponte, mas agora construímos esta mais segura que acredito que não vai ser arrastada pelas águas. A ponte é um bem comum e pertence a todos nós e, por isso, fará bem a todos nós. Temos a responsabilidade de cuidarmos dela”, explicou Guebuza.

O Chefe do Estrado explicou que esta ponte ao ligar os postos administrativos de Mazua e Chipene, também “está a ligarnos, por isso temos a responsabilidade de garantir que esteja sempre em condições de nos servir, temos que protegê-la, sermos vigilante para que não seja usada de qualquer maneira” A ponte, segundo o Presidente Guebuza, é como uma escola ou um hospital que são bens que todos precisam, um bem do povo e de cada um dos cidadãos, por isso é preciso preservá-la para que possa servir o mais longo tempo possível. “A ponte permite que passemos através dela com os nossos produtos, ligando dois postos administrativos e, por essa via, resolvermos os problemas do distrito”, sublinhou o Presidente da República.

A ponte, cujas obras estiveram a cargo da empresa Opway Obras de Engenharia SA, para além de facilitar a ligação e o movimento de pessoas e bens entre os dois pontos do distrito, também ajuda a encurtar a distância que liga o posto administrativo de Chipene e o de Lúrio, junto a fronteira com a vizinha província de Cabo Delgado. A infra-estrutura inaugurada pelo Chefe do Estado foi construída sobre o rio Muculumba que nasce no interior da província de Nampula e desagua no Oceano Índico.

O rio Muculumba é regime sazonal. Enche apenas na época chuvosa e serve mais para a irrigação e abastecimento de água as populações. Após a sua destruição, há mais de 20 anos, a travessia de pessoas era feita através do leito no tempo seco e canoas no tempo chuvoso. Segundo o líder comunitário local, a inauguração desta ponte põe termo a um sofrimento das populações que durante vários anos tinham que consentir grandes sacrifícios para se deslocarem de uma margem para a outra, tendo alguns sucumbido no local vitimas da fúria das águas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!