Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nampula: dirigentes das finanças a contas com as autoridades

Pelo menos dois dirigentes da Direcção de Finanças da província de Nampula, Norte de Moçambique, encontram-se detidos desde a última quarta-feira última devido a sua conexão no caso do desvio de mais de 11 milhões de meticais (cerca de 390 mil dólares norte-americanos) dos cofres do Estado.

Trata-se do antigo chefe do Departamento de Contabilidade Pública na Direcção provincial do Plano e Finanças de Nampula, Rachide Mimo, e a Chefe da Repartição local, Amina Simba, que, segundo o jornal “O País”, recolheram às celas da Cadeia Civil de Nampula na tarde de Quarta-feira última. Igualmente, há indicações de que a Procuradoria emitiu um mandato de captura contra Xavier Joaquim, também funcionário das Finanças que só não recolheu à cadeia por se encontrar em missão de serviço fora da cidade de Nampula. Ainda não há muitos detalhes sobre os esquemas usados por estes funcionários para saquear o dinheiro do Estado.

Contudo, por um lado, acredita-se que o esquema envolvia professores, escolas e despesas fantasmas, além da duplicação de pagamentos, drenando-se os fundos através do Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE) e outras formas de pagamento. Este caso foi participado a Procuradoria pelo novo director provincial do Plano e Finanças, Armando Nhane.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!