Através da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sua agência tripartida especializada em assuntos laborais, as Nações Unidas procederam a entrega, domingo, em Maputo, de um lote constituido por viaturas e equipamento informático, ao Ministério do Trabalho, por intermédio do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP).
Trata-se de 3 viaturas todo o terreno, 30 computadores e 15 impressoras, que irão materializar acções de formação no âmbito da implementação da Estratégia de Emprego e Formação Profissional (2006-2015), cuja meta é de garantir a formação e criação de 1 milhão de postos de trabalho. As Províncias de Sofala, Nampula e Maputo serão contempladas com uma viatura cada.
Entretanto, Sofala passará, com esta alocação, a dispor de três unidades móveis de formação profissional, para além de outras duas vocacionadas ao ramo da Construção Civil e da Hotelaria e Turismo, que já se encontram naquela província.
De referir que o Ministério do Trabalho tem, igualmnte, garantidos do Brasil mais dois camiões totalmente equipados como unidades móveis de formação profissional, que devem chegar ao país nos próximos dias. Tomás Bernardo, Secretário Permanente, recebeu o equipamento em representação da Ministra do Trabalhoa, cuja entrega foi presidida pelo director do escritório sub-regional da OIT (Zâmbia, Malawi e Moçambique), com sede em Lusaka, Gerry Finnegan.