Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nação mais nova do continente nos jogos de Maputo

A nação mais nova do continente africano, o Sul do Sudão, fundado há menos de dois meses, anunciou, esta semana, que vai participar nos X Jogos Africanos a decorrer em Maputo de 3 a 18 de Setembro próximo.

Esta participação foi anunciada na Quarta-feira última pelo Ministro da Juventude, Desporto e Recreação do Sul do Sudão, Makuach Teny Yok, que, em entrevista ao jornal local Sudan Tribune, reconheceu o importante papel desempenhado pela juventude para a independência do Sul do Sudão, declarada no passado dia 09 de Julho. “Os jovens precisam de ter oportunidades iguais em todos os aspectos de habilidades, como em desporto, educação para que o novo Estado nascido há apenas um mês seja reconhecido em todo o mundo tanto em desporto como no desenvolvimento”, disse Teny.

Antes da independência com o Norte, o Sul do Sudão participou em algumas edições dos Jogos Africanos, como é o caso das realizadas em Nairobi, em 1987, mas agora o país pretende erguer a sua própria bandeira nos jogos de Maputo. O Ministro da Juventude, Desporto e Recreação apelou aos jovens para se concentrarem nos jogos, particularmente nas modalidades de atletismo e futebol. “Os jovens precisam de promover a sua cultura através da diversidade mútua e coexistência pacífica entre eles para que eles possam ser patrióticos na tomada de decisão”, referiu o ministro, um antigo carateca.

Ao participar neste certame, o Sul do Sudão espera que o desporto possa desempenhar um papel importante na construção de uma identidade nacional que durante décadas lhe foi definida como “oposição” pelo regime islâmico de Cartum. Mesmo depois da guerra civil e da independência do país, o tribalismo afigura- se como sendo um grande desafio da quinquagésima quarta nação africana.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!