Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nacala-Porto de volta á rota da comercialização

O distrito de Nacala, província de Nampula, está a registar uma tendência de crescimento dos volumes de produção agrícola, nas ultimas três campanhas, sobretudo, nas culturas alimentares, facto que sensibilizou os sectores da agricultura e da industria e comercio, a recolocar, aquele ponto, no mapa das regiões com condições para ser desenvolvido o processo de comercialização de excedentes.

De acordo com Mendes Tomo, director dos serviços de actividade económicas em Nacala, na safra 2006/07 aquele distrito costeiro que tem uma população estimada em 209 mil habitantes, conseguiu uma produção de cerca de 84 mil toneladas, para na campanha seguinte atingir cerca de 94 mil toneladas.

Estes resultados foram, naqueles anos, considerados baixos mas animadores face a tendência de crescimento. Contudo as autoridades governamentais locais promoveram uma reflexão no sentido de apurar os mecanismos que pudessem impulsionar ainda mais o crescimento da produção agrícola para níveis que satisfizessem as necessidades das populações. Segundo a fonte, como primeira acção o governo de Nacala lançou um vasto programa de identificação de terras com potencial agrícola tendo o resultado indicado a existência, nas zonas do interior, de cerca de 32 mil hectares de terras aráveis, sobretudo para a pratica do milho, feijões, mandioca e gergelim, nas culturas de rendimento.

Apesar de se localizar numa região banhada pelas aguas do mar, Nacala possui um vasto potencial para a pratica da horticultura, uma actividade que gera rendimentos consideráveis, quando os produtores adoptam métodos de gestão recomendados pelos extensionistas. Na fase de preparação da safra 2008/09 o sector da agricultura em Nampula reforçou os efectivos de técnicos agrários em serviço, no sentido de sensibilizar os produtores a fazer o aproveitamento das terras aráveis, utilização correcta dos insumos agrícolas sobretudo as sementes melhoradas. Os resultados do trabalho realizado, foram satisfatórios, ou seja, os volumes de produção subiram de 94 mil para cerca de 103 mil toneladas na ultima safra.

Tomo, revelou que a campanha agrícola em curso promete ser a melhor dos últimos 50 anos, pois, o uso de meios mecanizados para as lavouras aumentou as áreas de cultivo como também os produtores assimilaram as técnicas agrárias transmitida pelos técnicos do sector, sobretudo no combate as pragas e doenças e aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis.

“Nacala que foi catalogado como uma região dependente dos distritos circunvizinhos em termos de abastecimento de produtos alimentares mas actualmente é um distrito onde a segurança alimentar está garantida quer através da produção de alimentos como de outras culturas cuja comercialização gera capacidades financeiras para satisfazer as suas necessidades não só alimentares como em bens imprescindíveis para a melhoria dos níveis de vida de uma família”- disse o nosso entrevistado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts