Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Na província de Nampula, em 2008 ACIDENTES DE VIAÇÃO PROVOCARAM 203 ÓBITOS

De acordo com o informe do departamento da Polícia de Trânsito (PT) apresentado, Sábado último, no âmbito da 27ª Jornada de Trânsito, registaram-se ao longo do ano passado, na província de Nampula, 372 acidentes de viação, de que resultaram 203 mortos, 331 feridos graves, 191 feridos ligeiros, além de avultados danos materiais.

O mesmo documento realça que o referido número traduz uma redução na ordem de 14 por cento em relação ao ano anterior em que ocorreram 434 acidentes de viação.

A PRM observa que grande parte dos acidentes registaram-se na cidade de Nampula e na Estrada Nacional, tendo resultado em 104 mortes, 231 feridos graves e 190 ligeiros, e muitos danos materiais.

Segundo Eusébio Manuel Mbegu, chefe das operações da PT, são apontadas como causas principais dos acidentes a inobservância das regras elementares de trânsito por parte dos automobilistas e peões, e a condução em estado de embriaguez.

Os automobilistas de viaturas privadas são considerados como os principais protagonistas dos acidentes, caracterizados por colisões entre carros, motos e contra obstáculos fixos, e quedas de passageiros. Cujos números atingiram 305 casos em 2008, de que resultaram 165 mortes, 328 feridos graves e 300 feridos ligeiros, além de avultados danos materiais.

A Policia de Transito diz ter arrecadado, no ano passado, para os cofres do Estado 15.645.636 meticais, em resultado de um intenso trabalho de fiscalização rodoviária a 75.875 viaturas, que culminou com 75.060 multas.

O que representa um grande aumento comparativamente à 2007, em que foram arrecadados 12.093 meticais.

Entretanto, Eusebio Mbegu disse que a falta de equipamentos, nomeadamente coletes reflectores, viaturas e motociclos potentes, afecta, de certo modo, o desempenho da sua corporação.

Por seu turno, Júlio Denja, director da Ordem e Segurança Pública, intervindo, em representação da comandante provincial da PRM, apelou aos utentes das estradas para a necessária prudência a fim evitar os acidentes de aviação que têm vindo a ceifar vidas humanas e destruído bens materiais.

Este ano, a Semana de Trânsito comemora-se sob o lema: “Trânsito Seguro Cumprindo as Normas”, e, ao nível da província de Nampula, a cerimónia central de abertura teve lugar no Posto Administrativo de Anchilo, distrito de Nampula-Rapale.Wf

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!