A edilidade da vila de Ribáuè está, neste momento, empenhada na construção de sanitários públicos, visando oferecer aos munícipes condições adequadas de saneamento a fim de prevenir a ocorrência de doenças contagiosas, sobretudo diarreias e cólera através da contaminação de águas dos poços.
O edil da vila de Ribáuè, Celestino António, definiu a saúde como uma actividade prioritária por parte da edilidade face ao crescimento da população ao nível da autarquia.
Para o efeito construiu, no presente ano, duas casas para mulheres grávidas que aguardam pelo parto junto do Hospital Rural de Ribáuè. A medida visa, essencialmente, reduzir o índice de mortalidade pós parto da criança e mulher.
E Constantino António ajuntou que o Centro de Saúde de Namigonha, localizado numa área com densidade populacional bastante elevada, beneficiou de obras de melhoramento da sua infrastrutura, financiada conjuntamente pela edilidade e sector da saúde.
Na esfera económica, a edilidade está apostada em incrementar o volume de receitas cujas principais fintes são os mercados. É nesta esteira que três mercados com receitas diárias que contribuiem signficativamente para os fundos do município, nomeadamente Mulipia, Mulilia e Namigonha estao a beneficiar de obras de reabilitação que consistem na ampliação e melhoramento dos espaços para albergar mais vendedores.
Com o aproximar da época chuvosa, que complica a transitabilidade sobretudo de veículos, o município de Ribáuè está empenhado na reabilitacao de duas pontes sobre os rios Saua-Saua e Matharia, em estado deplorável, com vista a criar facilidades no escoamento de produtos agrícolas para os principais mercados da vila onde são comercializados.
Constantino António referiu que o desempenho dos órgaos autárquicos empossados em 29 de Janeiro de 2009 para um mandato de cinco anos, situa-se em 65 por cento.
Ajuntou que, das 220 actividades agendadas para o corrente ano, foram implementadas 166, nível que deverá subir para duzentos atá ao final de Dezembro.