Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Município de Nampula vai desembolsar mais de 14 milhões de meticais para projectos de pobreza urbana

O município de Nampula prevê desembolsar 14.337 milhões de meticais para financiar 167 projectos de geração de renda no âmbito do fundo de combate à pobreza urbana, vulgo “sete milhões”. Em 2012 foram financiados 161 programas.

Matilde Nacuvaneque, directora do pelouro de Promoção Económica no Conselho Municipal da Cidade de Nampula, disse que o financiamento dos projectos em causa foi antecedido por uma acção de divulgação da existência do fundo em todos os postos administrativos de Nampula e os membros do Conselho Consultivo foram capacitados em matéria de selecção de programas cuja implementação pode trazer benefícios para os proprietários e terceiros.

A nossa entrevistada disse ainda que grande parte das propostas submetidas para o financiamento referem-se à agricultura, agro-processamento, prestação de serviços, turismo, dentre outras. Os valores a serem concedidos variam de 100 mil meticais, para projectos individuais, e 150 mil meticais, para projectos colectivos ou de associações.

Desde que a edilidade a implementação dos programas em causa, em 2011, foram criados 1.122 postos de emprego fixos e sazonais. O retorno dos montantes situou-se na ordem de cinco milhões de meticais, divididos em três milhões, no primeiro ano, e 2.5 milhões de meticais, no segundo ano. Porém, os reembolsos têm sido morosos e há mutuários que não devolvem o dinheiro, reconheceu Matilde Nacuvaneque.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!