Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Multiplica-se semente para melhorar produtividade

Os campos e centros de multiplicação de sementes melhorada de diversas culturas, com destaque para a de soja, feijão-nhemba, mapira, está abrir portas para que se avance a passos largos para a almejada melhoria da produtividade no processo de produção agrícola do país que tem como propósito a projectada revolução verde, no âmbito de combate a pobreza.

Exemplo disso está patente nos campos e centros de multiplicação do ITTA em Ruace, no distrito de Gurué, na província da Zambézia, e da cidade de Nampula e no posto administrativo de Namialo, para além de outros espalhados em diversos distritos desta província do norte do país, mas que estão sob gestão de outras organizações que trabalham para atingir os mesmos objectivos.

Sheila Amaro, agrónoma e supervisora de campos dos programas do Instituto Internacional de Agricultura Tropical(IITA), disse o que concernente as culturas de soja e feijão-nhemba, as sementes melhoradas estão a ser multiplicadas em diversos centros das província da Zambézia e Nampula.

Antes de distribuirmos as sementes aos produtores, principalmente os do sector familiar, conversamos com eles no sentido de compararem estas que nós colocamos a sua disposição e aquelas com vinham produzindo com vista a conferir qual delas é melhor, disse Sheila Amaro.

Segundo ela, as experiências colhidas demonstram que os produtores que beneficiaram de sementes melhoradas estão a obter maiores rendimentos no seu processo de produção, tanto em hectares, assim como na qualidade. Refira-se que algumas dessas sementes provém da Nigéria e Mali, e já beneficiaram 12 comunidades compostas por 335 produtores cada.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!