Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mulher quer ter filho com seropositivo

Olá Tina! Sou ser(o)negativa e meu marido positivo. Meu sonho é de ter filhos com ele, não quero lhe abandonar por ser aquilo. O que faço? Estamos (juntos) há 2 anos.

Olá meu bem. Em primeiro lugar quero te salutar pela tua atitude tão positiva de não descriminar o teu parceiro. Todo mundo acha que essa é uma decisão difícil, mas se calhar quando se tem amor pelo próximo é muito simples. Também estão de parabéns por partilhar o resultado dos testes de HIV entre vocês!! É muito difícil mas muito importante para a nossa saúde e a saúde de nossa família. Todos casais deveriam fazer o mesmo! Tem um risco muito grande que tu podes apanhar o HIV mesmo se ainda não apanhaste. Se apanhaste o HIV, teu bébé pode também nascer HIV positivo.

Deve consultar as enfermeiras ou agentes de saúde sobre a forma mais adequada para evitares contrair o HIV e contaminar o teu futuro bébé. O mais importante é usar preservativos sempre que tiveres relações com teu marido. Podes não usar preservativos durante a fase de ovulação quando tem maior chance de engravidar-se, alguns sintomas da ovulação são uma ligeira subida da temperatura do corpo, os seios costumam aumentar e ficar mais sensíveis e a secreção vaginal é mais espessa.

É muito importante que teu marido siga o tratamento (TARV) antes de fazer sexo sem protecção (mesma uma vez sem protecção pode apanhar o vírus) para verificar que o nível de vírus no corpo está baixa (carga viral) e tem menor risco de transmitir o vírus. Podes encontrar mais informação e ajuda num ATS (Aconselhamento e Testagem em Saúde), num hospital ou centro de saúde com serviços integrados de saúde.

Pode receber mais informação sobre a protecção de mãe e bebe das agentes de saúde no programa de Prevenção da Transmissão Vertical. Pode correr tudo bem para mãe e bebe, desde que estejas bem informada. Encorajamos também que o teu parceiro saiba mais sobre a saúde dele e procure mais informação sobre como prevenir a transmissão do vírus para ti e para o teu bébé.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!